Secções
Entrar

EI exige resgate por reféns da Noruega e China

10 de setembro de 2015 às 10:25

Os dois homens já foram identificados. Não se sabe onde estão detidos

O grupo Estado Islâmico disse, na quarta-feira, ter sequestrado um cidadão chinês e um norueguês e exigiu um resgate, de valor não especificado, em troca da sua libertação.

Em Oslo, a primeira-ministra Erna Solberg confirmou que o cidadão norueguês tinha sido capturado e insistiu que "a Noruega não paga resgates". Solberg identificou o refém norueguês como Ole-Johan Grimsgaard-Ofstad, de 48 anos, ligado a uma universidade em Trondheim, dizendo que tinha sido sequestrado pouco depois de chegar à Síria, em Janeiro.

Já o refém chinês foi identificado como Fan Jinghui, um consultor de 50 anos.

O anúncio dos jihadistas surgiu no mais recente número da revista jihadsta Dabiq, em língua inglesa, distribuída no Twitter.

Não foram dados pormenores sobre onde e quando foram capturados, ou onde estão detidos.

Por debaixo da fotografia de cada homem colocaram uma legenda, onde se lê: "A quem possa interessar dos Cruzados, pagãos, e seus aliados, bem como das chamadas organizações de 'direitos' humanos, este prisioneiro foi abandonado pelo seu país, que não fez o seu melhor para comprar a sua liberdade".

No final podia ler-se ainda: "Quem quiser pagar um resgate pela sua libertação e transferência pode contactar este número de telegrama", acrescentando que esta é uma "oferta com limitação temporal".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela