Secções
Entrar

Ébola faz 55 mortos na República Democrática do Congo

21 de agosto de 2018 às 07:36

Governo decretou a gratuitidade dos cuidados de saúde durante três meses, anunciaram nesta segunda-feira as autoridades.

O mais recente foco da epidemia de febre hemorrágicaÉbola fez 55 mortos no leste da República Democrática do Congo (RDCongo), onde o Governo decretou a gratuitidade dos cuidados de saúde durante três meses, anunciaram nesta segunda-feira as autoridades.

1 de 3
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters

Cinco novos casos foram registados em Mabalako-Mangina, perto de Béni, o epicentro da epidemia que está a afectar a província do Kivu-Norte, segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, hoje à noite divulgado. "No total, 96 casos de febre hemorrágica foram identificados na região, 69 dos quais confirmados e 27 prováveis", precisou a Direcção-Geral de Luta contra a Doença.

"O Ministério da Saúde decretou a gratuitidade dos cuidados de saúde nas três zonas sanitárias mais atingidas pela epidemia, a saber Mabalako, Oicha e Béni", lê-se no seu boletim diário sobre o acompanhamento da epidemia. Segundo o médico responsável pela coordenação da resposta à doença, Bathé Ndjoloko Tambwe, "trata-se de quebrar a barreira financeira que poderia impedir a população de se deslocar ao centro de saúde". O rendimento médio dos cerca de 80 milhões de congoleses é estimado em 1,25 dólares (um euro) por dia.

A Direcção-Geral de Luta contra a Doença tinha revisto em baixa o número de "contactos" com o vírus acompanhados pelos médicos, de 2.157 para 1.609, após investigações dos epidemiologistas.

O novo foco de epidemia foi declarado a 1 de Agosto em Mangina, na província do Kivu-Norte.

Uma vacinação específica está a ser utilizada, tal como na última epidemia que atingiu a província do Equador, no noroeste do país, e cujo fim foi anunciado a 24 de Julho (33 mortos num total de 54 casos). "Desde o início da vacinação, a 8 de Agosto de 2018, foram inoculadas 1.273 pessoas", precisou hoje o Ministério da Saúde.

As equipas médicas "começaram a utilizar a molécula terapêutica Mab114 no âmbito do tratamento dos doentes" em Béni e em Mangina, epicentro da epidemia, segundo o Ministério. A RDCongo (ex-Zaire) foi palco de dez epidemias de Ébola desde 1976, mas esta é a primeira vez que o vírus ataca numa zona de conflito armado, densamente povoada e com grandes movimentos de população.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela