Secções
Entrar

Dispositivo de combate a incêndios em alerta amarelo em nove distritos

09 de maio de 2022 às 21:23

A ANEPC recorda que é proibido fazer queimadas extensivas sem autorização, e que nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo também é proibido fazer queima de amontoados sem autorização ou sem comunicação prévia.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) colocou em Estado de Alerta Especial nível Amarelo, para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), nove distritos do continente, devido ao risco elevado de incêndio.

O nível Amarelo para o DECIR aplica-se aos distritos de Beja, Bragança, Castelo Branco, Faro, Guarda, Portalegre, Santarém, Vila Real e Viseu e vigora de terça-feira a sábado próximos, informou hoje a ANEPC.

Num aviso à população devido ao aumento do perigo de incêndio rural, a ANEPC cita o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para dizer que os próximos dias serão de tempo quente e seco, com temperaturas acima da média para a época.

A situação caracteriza-se nomeadamente por humidade relativa do ar inferior a 20% no interior, vale do Tejo e sotavento algarvio, vento de oeste a partir de terça-feira, sendo mais intenso a partir da tarde no litoral oeste e terras altas, e temperaturas máximas entre 25 e 35ºC, pontualmente mais elevadas a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

Por tal há "índices de incêndio elevados e muito elevados, em especial no interior Norte, Centro e na região Sul (Baixo Alentejo e Algarve), a agravar progressivamente nos próximos dias", diz a ANEPC no comunicado.

No documento a ANEPC recorda que é proibido fazer queimadas extensivas sem autorização, e que nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo também é proibido fazer queima de amontoados sem autorização ou sem comunicação prévia.

Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo também é proibido utilizar fogareiros e grelhadores em espaço rural, fumigar ou desinfestar em apiários (com exceções relativamente ao tipo de fumigadores), ou lançar balões de mecha acesa e foguetes.

A ANEPC lembra ainda que em dias de risco de incêndio Máximo é proibido usar-se motorroçadoras (com exceções relativamente ao tipo de motorroçadoras), corta-matos e destroçadores, sendo de evitar também grades de discos.

A ANEPC tem cinco Estados de Alerta (para colocar de prevenção agentes de proteção civil), o Verde, de situação de normalidade, e quatro especiais: o Azul, de um grau de risco moderado, o Amarelo, de gravidade moderada, o Laranja, de grau de risco elevado, e o Vermelho, de grau de risco extremo.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela