Dez distritos sob aviso amarelo devido à agitação marítima
Alerta foi determinado para os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga.
Alerta foi determinado para os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga.
Informação foi confirmada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.
O alerta laranja devido às previsões de trovoada para os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga vigora entre as 18h de terça-feira e as 3h de quarta-feira.
O fenómeno pode estender-se a 31 de maio (sábado) e dias seguintes, apontou a autoridade de saúde, numa nota.
Às 03:00 de sexta-feira, Faro e Beja ficam sob aviso amarelo devido à precipitação, sendo que às 06:00 juntam-se as regiões de Setúbal e Lisboa.
A partir das 15h00 de hoje estarão sob aviso amarelo os distritos de Beja, Faro e Setúbal, a que se juntam, a partir das 18h00, os distritos de Évora e Lisboa e, a partir das 21h00, os de Leiria, Portalegre e Santarém.
Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga estarão até às 00h de domingo sob alerta amarelo.
A partir das 00h00 de sábado e até às 12h de domingo, o alerta passa a laranja para estes distritos, devido a "nevoeiro, que poderá ser gelado, com persistência superior a 72 horas, em especial em zonas de vale".
Para Portugal, há previsão de aguaceiros que podem ser fortes e acompanhados de trovoada. Em Espanha, a forte precipitação fez mais de 70 vítimas mortais.
Como o comando nacional da Proteção Civil reage, constrói a história dos incêndios e se prepara para tentar evitar os dramas do passado.
O alerta do IPMA é para queda de neve acima de 1200 metros, com acumulação acima de 1400 metros, que poderá ser de 10 centímetros nos pontos mais altos da Serra da Estrela.
O estado do tempo em Portugal continental está a ser condicionado por uma "depressão complexa centrada a noroeste da Península Ibérica, e pelos sistemas frontais associados aos vários núcleos desta depressão".
Portugal continental tem vindo a ser influenciado por uma massa de ar polar, que tem dado origem a valores de temperatura ligeiramente inferiores ao normal para a época do ano.
Entrámos na semana em que Coimbra fica em "alerta amarelo", pronta a ouvir "Yellow" e outros êxitos. Que fenómeno é este, que canções se ouvirão nos concertos e o que será o futuro dos Coldplay?
O IPMA prevê pelo menos até ao fim de semana tempo frio, com descida da temperatura máxima entre 5 a 10 graus Celsius devido a uma massa de ar com origem polar.
Há dez distritos no Interior, Norte e Centro em alerta amarelo, onde o IPMA prevê que neve esta segunda-feira.