Secções
Entrar

Direção executiva do SNS anuncia integração de hospitais psiquiátricos nos hospitais gerais

Lusa 16 de dezembro de 2022 às 18:04

Estes processos de integração estão "alinhados com o Plano Nacional de Saúde Mental e deverão estar terminados no primeiro semestre de 2023", adiantou a direção executiva liderada por Fernando Araújo.

A direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) anunciou esta sexta-feira a integração de hospitais psiquiátricos nos centros hospitalares gerais, com o objetivo de aumentar o acesso, a eficiência e humanização dos cuidados prestados aos utentes.

Peter Spark/Movephoto

Estes processos de integração estão "alinhados com o Plano Nacional de Saúde Mental e deverão estar terminados no primeiro semestre de 2023", adiantou a direção executiva liderada por Fernando Araújo.

Em comunicado, a DE-SNS refere que já foram iniciados os trabalhos de elaboração dos planos de negócios para a fusão do Hospital Magalhães Lemos com o Centro Hospitalar Universitário do Porto, assim como do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa com o Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Central.

Um processo idêntico arrancou na última semana com vista à integração no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra do Hospital Arcebispo João Crisóstomo - Cantanhede e do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro - Rovisco Pais.

"Com estas iniciativas, pretende-se integrar os hospitais psiquiátricos em hospitais gerais, visando a empresarialização de todas as unidades hospitalares do País, aumentar o acesso, a eficiência e a humanização de cuidados", referiu o novo organismo criado pelo Governo para coordenar a resposta assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A DE-SNS considera ainda "fundamental promover a integração, com maior proximidade das instituições, numa mesma área geográfica, melhorando a participação dos cidadãos, das comunidades, dos profissionais e das autarquias na definição, acompanhamento e avaliação das políticas de saúde, maximizando o acesso e a eficiência" do SNS.

O processo de reforma da saúde mental está a decorrer até 2026, prevendo o recurso às verbas do Plano de Recuperação e Resiliência para investir cerca de 88 milhões de euros na qualificação e reforço das diferentes respostas disponíveis no País.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela