Secções
Entrar

Deputada municipal do Chega de Loures acusada de lesar junta renunciou ao mandato

Lusa 11 de fevereiro de 2025 às 16:01

Manuela Dias foi acusada pelo crime de participação económica em negócio.

A deputada eleita pelo Chega em Loures acusada pelo Ministério Público (MP) pelo crime de participação económica em negócio renunciou ao mandato, confirmou hoje à agência Lusa fonte da Assembleia Municipal.

Direitos Reservados

O pedido de renúncia ao mandato de Manuela Dias foi apresentado à presidente da Assembleia Municipal de Loures, Susana Amador, no final da tarde de segunda-feira, segundo indicou a mesma fonte.

O jornalObservadornoticiou na segunda-feira que Manuela Dias, eleita deputada municipal pelo Chega para o mandato de 2021-2025, foi acusada pelo MP de um crime de participação económica em negócio, que terá cometido quando era presidente da União de Freguesias de Moscavide e Portela, eleita pela Coligação "Loures Sabe Mudar" (PSD/MPT/PPM).

De acordo com a mesma notícia, que cita a acusação, a autarca "tomou a resolução de praticar diversos atos de gestão que lesaram gravemente o património", ao atribuir pagamentos a uma empresa gerida pelo seu genro.

"Através das decisões e atos de gestão, a arguida teve como único intuito o seu próprio benefício económico e do seu genro, sabendo que a atuação causava prejuízos à junta", lê-se na acusação.

Ainda segundo oObservador, "o valor da inscrição para as atividades denominadas de 'Multiavidades', 'Ginástica' e 'Desporto e Aventura' era de 100 euros por semana e para a atividade de 'Dança' o valor a pagar era de 50 euros por semana", sendo as inscrições feitas na junta de freguesia.

Contudo, ainda de acordo com a acusação, não foi celebrado qualquer contrato de parceria ou prestação de serviços com a empresa, mas Manuela Dias terá ordenado que a junta pagasse, no ano de 2014, 8.560 euros.

A Lusa contactou Manuela Dias, mas não obteve resposta.

Manuela Dias foi presidente da União de Freguesias de Moscavide e Portela no mandato de 2013 a 2017.

Nas eleições autárquicas de 2021 foi candidata pelo Chega à presidência da Assembleia Municipal de Loures, no distrito de Lisboa.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela