Secções
Entrar

Covid-19: Câmara de Lisboa passa a disponibilizar autotestes gratuitos em quatro postos fixos

18 de março de 2022 às 11:54

Campo Pequeno, Parque das Nações, Cais do Sodré e Martim Moniz vão receber postos fixos, que vão funcionar de segunda a sexta-feira, entre as 9h00 e as 18h00.

A Câmara de Lisboa encerrou todos os contentores de testagem à covid-19 e passou a disponibilizar autotestes gratuitos em quatro postos fixos, localizados no Campo Pequeno, Parque das Nações, Cais do Sodré e Martim Moniz, informou hoje o município.

A disponibilização de autotestes começou na quarta-feira, 16 de março, naqueles quatro postos fixos, que vão funcionar de segunda a sexta-feira, entre as 09:00 e as 18:00, com encerramento para almoço das 13:00 às 14:00, de acordo com informação da Câmara de Lisboa.

"Os autotestes são gratuitos e sem limite por pessoa, para residentes e não residentes. A testagem é supervisionada por um enfermeiro presente no local", indicou o município, em resposta à agência Lusa.

No sábado, 12 de março, foram encerrados todos os contentores fixos UNILABS para testagem gratuita, informou a autarquia.

No âmbito do combate à pandemia, a Câmara de Lisboa disponibilizou vários postos de testagem à covid-19 na cidade, nomeadamente nos Restauradores, Martim Moniz, Campo Pequeno, Belém, Parque das Nações, Quinta das Conchas, Cais do Sodré, Largo de Santos, Praça Luís de Camões e Príncipe Real, que funcionaram em horário diurno.

Também funcionaram em horário noturnos os postos de testagem no Cais do Sodré, Largo de Santos, Praça Luís de Camões e Príncipe Real, que foram encerrados no final de fevereiro "face à redução da procura", uma vez que deixou de ser exigido teste negativo à covid-19 para entrar em bares e discotecas.

Relativamente aos testes nas farmácias, "desde o dia 10 de março, a Câmara Municipal de Lisboa continua a comparticipar a testagem na rede de farmácias aderentes (listagem das farmácias no site https://www.lisboa.pt/lisboaprotege/saude), depois de cada utente ter esgotado o número de testes comparticipado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS)".

Neste âmbito, cada pessoa poderá fazer "mais dois testes a cada mês" ao abrigo do protocolo com a Câmara de Lisboa, medida que continua a estar disponível para residentes e não residentes.

A covid-19 provocou mais de seis milhões de mortos em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo dados da agência France-Presse.

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, em Portugal, desde março de 2020, morreram mais de 21 mil pessoas.

A doença é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela