Covid-19: Alegada falha na cadeia de frio suspende vacinação no Queimódromo do Porto
Task-force para o plano de vacinação contra a covid-19 indica que será pedida uma investigação à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde.
A vacinação contra a covid-19 no Queimódromo do Porto foi suspensa pela coordenação da 'task-force' por causa de uma alegada falha na cadeia de frio e será pedida uma investigação à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS), foi esta quinta-feira anunciado.
Em comunicado, a 'task-force' para o plano de vacinação contra a covid-19 esclarece que os utentes vacinados nos dias 10 e 11 de agosto (terça e quarta-feira) serão contactados pelas entidades de saúde, até a próxima semana, para "monitorizar a eficácia das vacinas inoculadas".
Contudo, sublinha que dadas as características das vacinas contra a covid-19, "não é expectável que a falha ocorrida no processo de conservação tenha impacto na saúde dos utentes".
Diz ainda que o Infarmed está a acompanhar a situação e acrescenta que, qualquer reação adversa deve ser comunicada através doPortal RAM.
Poderão ainda esclarecer as suas dúvidas sobre a vacinação no email vacina.covid@arsnorte.min-saude.pt, adianta a nota.
A 'task-force' explica que a suspensão decorre para que possa ser averiguado o cumprimento das normas e procedimentos em vigor, depois de uma alegada falha na cadeia de frio.
"Os agendamentos previstos para este centro de vacinação serão reagendados para outros centros nas proximidades", acrescenta.
Edições do Dia
Boas leituras!