Secções
Entrar

Costa: "Para o primeiro-ministro, o engano é uma espécie de vício"

15 de julho de 2015 às 11:42

O líder do PS acusa Passos Coelho de tentar enganar os portugueses com falsas promessas, tal como terá feito no passado

O secretário-geral do PS, António Costa, disse esta quarta-feira, em Baião, que o primeiro-ministro deve ser dependente do "engano", acusando o chefe do Governo de enganar os portugueses.

 

"Para o primeiro-ministro, o engano é uma espécie de vício. Há quatro anos quis enganar a todos, prometendo que não cortava o que cortou, nem aumentava o que aumentou, e agora quer o engano do emprego", afirmou o líder socialista.

 

Falando em Baião, onde hoje iniciou uma visita a vários concelhos do Tâmega e Sousa, Costa comentou a entrevista de terça-feira à noite do primeiro-ministro à SIC, considerado ter sido a prestação "de alguém que está a tentar explicar as mentiras que fez no passado, que revela que não aprendeu nada com os erros que cometeu e que não disse uma palavra sobre o futuro".

 

"A política deste Governo falhou. O primeiro-ministro não só não se consegue desembrulhar das mentiras que contou há quatro anos, como não é capaz de assumir os erros da sua governação", considerou. 

 

O líder da oposição criticou o executivo de Pedro Passos Coelho por ter "destruído 320.000 postos de trabalho".

 

"Vir pretender, como um sucesso da sua política, o aumento do emprego, é não ter noção da realidade do país em que estamos", declarou, apontando o "enorme aumento do desemprego e da emigração ao longo destes anos".

 

O secretário-geral do PS defendeu, por outro lado, que "a boa solução para o governo do país é uma maioria absoluta do Partido Socialista".

 

"O que nos compete fazer é trabalhar com rigor e seriedade, para que os portugueses sintam que nós merecemos a confiança para ter essa maioria", acrescentou.

 

Para António Costa, "as pessoas vivem com o terror de manter este primeiro-ministro, este Governo e esta política de fracasso".

 

"O que as pessoas anseiam é uma alternativa de confiança, que resulta do trabalho de rigor que temos feito nos últimos meses", frisou, recordando que o PS, antes de assumir compromissos, quis fazer as contas para poder saber bem com o que se pode comprometer.

 

"Nós não estamos a fazer promessas, estamos a fazer compromissos com base num estudo muito rigoroso que foi feito", assinalou.

 

Da agenda de esta quarta-feira de António Costa constam actividades em Baião, onde já visitou o centro de saúde, em Amarante, Penafiel, Felgueiras, Lousada, Paredes, Paços de Ferreira e Porto.

 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela