Secções
Entrar

Comissão sobre o BES participa ausência de José Guilherme

27 de março de 2015 às 13:07

O empresário deveria ter falado no Parlamento com o objectivo de esclarecer a prenda de 14 milhões de euros que ofereceu a Ricardo Salgado

A Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso BES decidiu quinta-feira participar ao Ministério Público a recusa do empresário José Guilherme em depor no parlamento para esclarecer a prenda de 14 milhões de euros que ofereceu a Ricardo Salgado.

"Decidimos enviar [para o Ministério Público] porque há um dever especial de colaboração tratando-se de uma pessoa que tem um estatuto semelhante ao de testemunha", afirmou à agênciaLusaFernando Negrão, presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ao caso BES.

Segundo Fernando Negrão, a CPI entendeu que o "dever especial de colaboração foi quebrado" porque o empresário "terá estado em Portugal".

"Entendeu-se enviar para o Ministério Público para o Ministério Público agora aferir se isso consubstancia ou não um crime de desobediência", sublinhou Fernando Negrão.

José Guilherme, que reside em Angola, tem adiado a sua presença no Parlamento, alegando razões profissionais e de saúde, mas, segundo o semanário Expresso, terá estado em Portugal no passado dia 7 de Março.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela