Secções
Entrar

Chineses mais solidários com refugiados

19 de maio de 2016 às 08:32

Chineses, alemães e britânicos estão no topo a lista dos povos que mostram maior vontade de acolher refugiados, de acordo com a Amnistia Internacional

Russos, indonésios e tailandeses são considerados os menos acolhedores dos 27 países analisados noÍndice de Acolhimento de Refugiados(Refugees Welcome Index), que mede os níveis de aceitação pública dos refugiados.

O índice coloca os países numa escala baseada na disponibilidade, manifestada pelos seus cidadãos, para receber refugiados nas suas casas, bairros, cidades ou vilas e países.

Em todo o mundo, uma em cada dez pessoas está disponível para receber refugiados na sua casa.

"Os números falam por si, disse Shalil Shetty, secretário-geral da Amnistia Internacional.

"As pessoas estão disponíveis para fazer os refugiados sentirem-se bem-vindos", mas as respostas desumanas à crise dos refugiados estão "desfasadas da visão dos seus cidadãos".

O conflito na Síria, que dura há cinco anos e já causou a morte de cerca de 270 mil pessoas, gerou uma crise no Médio Oriente e na Europa, à medida que as pessoas fugiam do conflito.

Na China, país classificado como o mais acolhedor, 46% das pessoas disse estar disponível para receber refugiados em sua casa.

Em segundo lugar ficou o Reino Unido, com 29% a manifestarem essa disponibilidade. Já na Alemanha, um em cada dez cidadãos afirmou que aceitaria refugiados em sua casa, 56% acolheria no seu bairro e 96% no país.

Na Rússia, país com a pior classificação, 61% disse rejeitar que os refugiados tenham acesso ao seu país.

Para Shetty, há "um sentimento geral de que o Ocidente não deu uma resposta" apropriada no apoio aos refugiados.

"Acredito que a população chinesa está a enviar uma mensagem de que os acolheria. Claro que isto não significa que a China tenha recebido muitos refugiados, por isso é tempo de o Governo fazer algo nesse sentido", disse à AFP.

O índice da Amnistia incluiu inquéritos a mais de 270 mil pessoas e foi realizado pela empresa GlobeScan.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela