Secções
Entrar

China: segundos filhos já são metade dos nascimentos

31 de outubro de 2016 às 09:08

Números da primeira metade do ano revelam que houve um aumento de 6,9% em relação ao ano anterior

Entre os bebés que nasceram na China, na primeira metade do ano, 44% são segundos filhos, avançou hoje a imprensa oficial, no primeiro ano em que o país permite aos casais ter mais que uma criança, desde 1980.

Os dados, difundidos pela Comissão Nacional da Saúde e Planeamento Familiar, representam um aumento de 6,9%, face ao ano anterior, e de 16,7%, quando comparado com 2010, destacou o jornalChina Daily.

Em algumas regiões do país, sobretudo nas principais cidades, a proporção de segundos filhos é já superior a 50%, detalhou a mesma fonte.

Os responsáveis do organismo chinês encarregue de implementar as políticas de natalidade afirmaram que a percentagem deverá ser maior no final do ano, já que a "política dos dois filhos" entrou em vigor oficialmente em Janeiro de 2016, depois de muitas das crianças que nasceram na primeira metade do ano terem sido já concebidas.

Já em 2013, a direcção do Partido Comunista Chinês decidiu aliviar a política "um casal, um filho", permitindo aos casais em que ambos os cônjuges são filhos únicos ter um segundo filho.

Pelas contas do Governo chinês, a abolição daquela política permitirá aumentar em 30 milhões a população em idade activa, em 2050.

Com 1.374 milhões de habitantes - cerca de 18% da humanidade - a China é o país mais populoso do mundo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela