Secções
Entrar

CDS-PP e PCP condenam Estados Unidos no caso Camarate

03 de julho de 2015 às 12:56

A X Comissão de Inquérito sobre o desastre que vitimou Sá Carneiro e Amaro da Costa sublinha a falta de colaboração das autoridades americanas

CDS-PP e PCP concordaram esta sexta-feira com a falta de colaboração das autoridades norte-americanas face aos trabalhos da X Comissão Parlamentar de Inquérito à Tragédia de Camarate, cujo relatório final já foi aprovado na especialidade, com a abstenção dos comunistas.

 

"Lamentamos que os EUA não tenham colaborado com o esclarecimento destas questões e esperamos que o futuro traga alguma luz sobre esta matéria", afirmou o deputado democrata-cristão Ribeiro e Castro, caracterizando as mortes de Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa, a 04 de Dezembro de 1980, como "o crime perfeito", pois A "os seus assassinos, até hoje, escaparam à justiça portuguesa".

 

O parlamentar centrista sublinhou a perseverança dos familiares das vítimas do "atentado" porque "tiveram de ser várias vezes as famílias a explicar ao Estado por que mataram os seus ministros e em vez de ser o Estado a explicar-lhes por que mataram os seus filhos".

 

"A comissão é proposta por PSD e CDS, devido a testemunhas que afirmavam ter cometido o atentado por encomenda da CIA, mas depois omitem das conclusões o facto de a CIA e a Embaixada dos EUA não terem colaborado com o inquérito, em mais uma demonstração de subserviência ao seu não muito fiel amigo, os EUA", lamentou o deputado do PCP Jorge Machado, justificando ainda a abstenção com o facto de as críticas do relatório à Polícia Judiciária e à Procuradoria-Geral da República, "a propósito de investigações com mais de 30 anos, serem completamente injustificadas sem sustentação suficiente".

 

A deputada socialista Isabel Oneto, disse que "sem querer retirar legitimidade ao parlamento como órgão de soberania", considerou que a Assembleia da República "já esgotou o seu contributo e capacidade relativamente à tragédia de Camarate", salientando que se deve ter em conta o "contexto daqueles anos de 1980, conturbados, de ambiente político pós-revolução e de estabilização da democracia" para compreender a actuação das autoridades judiciárias e políticas de então.

 

"Ouvimos muitos 'não me lembro' de muita gente que assinou documentos e elaborou relatórios", destacou o deputado-relator e social-democrata Pedro do Ó Ramos, condenando "a forma ligeira como a administração e a justiça trataram diversas diligências", algo com que o seu colega de bancada Miguel Santos concordou: "memória, infelizmente, selectiva de alguns depoentes".

 

A maioria PSD/CDS-PP e o PS apresentaram projectos de resolução conjuntos recomendando ao Governo um inquérito para esclarecer o desaparecimento dos arquivos do Estado-Maior General das Forças Armadas, Ministério da Defesa Nacional e Ministério dos Negócios Estrangeiros de documentos sobre exportação de material de guerra para o Irão na década de 1980 e a constituição de um acervo documental digital sobre o sucedido em Camarate para ser colocado na página da Internet do parlamento.

 

O inquérito, cujos trabalhos foram presididos pelo social-democrata Matos Rosa, adoptou as conclusões anteriores da tese de atentado e voltou a debruçar-se sobre a noite de 04 de Dezembro de 1980, quando a Aliança Democrática (PPD/PSD, CDS e PPM) apoiava Soares Carneiro, derrotado posteriormente por Ramalho Eanes.

 

Há 35 anos, o então primeiro-ministro e o seu ministro da Defesa, respectivamente Sá Carneiro (PPD) e Amaro da Costa (CDS), morreram, tal como a tripulação e restante comitiva, a bordo de um Cessna 421 A, o qual se despenhou pouco depois de levantar voo de Lisboa, rumo ao Porto, para um comício.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela