Secções
Entrar

Cavaco defende direitos das mulheres

01 de julho de 2015 às 15:22

PR atribuiu o prémio Norte-Sul do Conselho da Europa, atribuído a duas personalidades que se destacaram na promoção da solidariedade

O Presidente da República salientou esta quarta-feira a defesa dos direitos das mulheres inerente à atribuição do prémio Norte-Sul a Maura Lynch e o diálogo entre a Europa e o Sul do Mediterrâneo materializado na distinção de André Azoulay.

 

Na entrega do prémio Norte-Sul, na Assembleia da República, o Chefe de Estado português, Cavaco Silva, apelou aos diplomatas presentes um maior apoio dos seus países ao Centro Norte-Sul, que valorizou como "um importante instrumento do Conselho da Europa".

 

"No âmbito dos prémios hoje atribuídos gostaria de sublinhar, por um lado, a vertente dos direitos humanos e, nomeadamente, dos direitos das mulheres. O trabalho de Maura Lynch revela o muito que ainda há a fazer nesse domínio mas, simultaneamente encoraja-nos a avançar", afirmou Cavaco Silva.

 

Maura Lynch é médica-cirurgiã e obstetra, esteve ao serviço das Missionárias Médicas de Maria em Angola e no Uganda, especializada no tratamento de situações de trauma pélvico pós-obstetrício, que provoca incontinência crónica se não for tratado ou prevenido, constituindo, como sublinhou o Presidente da República, "um grave problema social e médico entre as mulheres".

 

"Quero também destacar, por outro lado, a vertente do diálogo entre a Europa e o Sul do Mediterrâneo, uma das componentes da acção de André Azoulay. As relações da Europa com os seus vizinhos são fundamentais e, neste contexto, o Mediterrâneo mantém-se uma área primordial e de grandes desafios", afirmou Cavaco Silva.

 

André Azoulay foi presidente da Fundação Euro-Mediterrânea Anna Lindh para o Diálogo entre Culturas, integra o Grupo de Alto Nível da Aliança das Civilizações das Nações Unidas, presidente ao Comité Executivo da Fundação Três Culturas e Três Religiões, é fundador do Grupo Aladin, que atua ao nível das relações interculturais entre a comunidade islâmica e o resto do mundo, é conselheiro do Rei de Marrocos e tem participado no processo de Paz do Médio Oriente.

 

Também a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, numa mensagem de boas-vindas, enalteceu o contributo dos premiados, enquanto "fazedores de pontes".

 

O Presidente da República assinalou os 25 anos do Centro Norte-Sul que se comemoraram durante o último ano, constituindo "um quarto de século ao serviço da sensibilização dos temas da interdependência global e da promoção de políticas de solidariedade, em conformidade com os objectivos e princípios defendidos pelo Conselho da Europa".

 

"Os tempos conturbados que vivemos - marcados pelo aumento do radicalismo, da intolerância e da violência, e ilustrados pela ocorrência, ainda este ano, de trágicos acontecimentos em Paris, Copenhaga, Tunes e Sousse - reforçam a necessidade de continuar a promover o diálogo intercultural, a democracia e os direitos humanos, bem como a sensibilização para a realidade da interdependência global", defendeu.

 

"O papel do Centro na promoção dos valores e missão do Conselho da Europa mantem plena actualidade", sublinhou Cavaco Silva.

 

Após a cerimónia de entrega dos prémios, o Presidente visitou a exposição sobre Eusébio da Silva Ferreira que está patente no parlamento, enquadrada nas honras de Panteão concedidas ao futebolista.

 

O prémio Norte-Sul do Conselho da Europa é atribuído desde 1995 a duas personalidades que se tenham destacado pelo seu empenho a favor da promoção da solidariedade Norte-Sul.

 

Os domínios de acção dos distinguidos são a protecção dos direitos humanos, a defesa da democracia e do Estado de direito, promoção do diálogo intercultural, sensibilização da opinião pública para a problemática da interdependência e da solidariedade mundiais, reforço da cooperação Norte-Sul.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela