Secções
Entrar

Carla Castro recusa convite para integrar lista da IL por Lisboa às eleições de março

Lusa 15 de dezembro de 2023 às 15:26

Deputada e ex-candidata à liderança da IL recusou ficar entre o quinto e o sétimo lugar pelo círculo eleitoral de Lisboa.

A deputada e ex-candidata à liderança da IL Carla Castro anunciou hoje que recusou o convite para integrar a lista do partido às legislativas antecipadas de março entre o quinto e o sétimo lugar pelo círculo eleitoral de Lisboa.

Bruno Colaço

"Após ter demonstrado a minha disponibilidade, que estaria naturalmente sujeita às normais condições de trabalho político, para incorporar a lista de deputados da IL às próximas eleições legislativas pelo círculo eleitoral de Lisboa, fui convidada pelo vice-presidente Ricardo Pais de Oliveira, a quem agradeço, para ocupar o sétimo lugar, eventualmente quinto ou sexto", escreveu a deputada da rede social X (antigo Twitter).

A deputada, que perdeu as eleições internas para o atual presidente da IL, Rui Rocha, decidiu "não aceitar o convite", uma decisão que já comunicou ao Conselho Nacional, que vai aprovar no sábado, em Leiria, os candidatos a deputados às eleições legislativas antecipadas de 10 de março.

No texto que publicou na rede social, a deputada liberal considerou que "fecha-se agora um ciclo" e que vai reequacionar nos próximos tempos o seu papel na vida política ativa.

"Acredito numa política baseada em princípios sólidos, com metas definidas, com uma perspetiva de serviço público e comprometida com a construção de um Portugal mais liberal", referiu ainda Carla Castro, para quem as "mensagens políticas devem ter profundidade e serem mais que slogans ou `soundbites´".

O discurso político em Portugal "agudizou-se e é preciso dentro e fora dos partidos e num espaço moderado, chegar a consensos e abrir pontes", alertou ainda a deputada, ao defender uma "cultura de colaboração em detrimento de uma cultura de contestação".

"Sou e continuarei a ser liberal, reformista e praticante do desassossego construtivo. Continuo economista, gestora, e eu própria", destacou.

O Conselho Nacional da IL vai aprovar no sábado as candidaturas às eleições legislativas antecipadas do próximo ano, uma reunião na qual será ainda decidida a nova data da convenção não eletiva que foi adiada devido à crise política.

A reunião dos conselheiros liberais está marcada para um hotel em Leiria e começa com a intervenção de abertura do presidente do partido, Rui Rocha, que será aberta à comunicação social.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela