Secções
Entrar

Bruno de Carvalho: "Grande tristeza para o desporto nacional"

01 de agosto de 2016 às 10:06

O presidente leonino lembrou Moniz Pereira como "alguém que revolucionou o atletismo", com uma capacidade "inigualável de acreditar claramente no esforço, dedicação, devoção e que tanta glória trouxe ao Sporting CP e a Portugal"

O presidente do Sporting classificou a morte de Moniz Pereira como um momento de "grande tristeza para o desporto nacional", lembrando que não traz apenas luto ao Sporting, mas também ao atletismo e ao desporto nacionais.

 

Numa nota publicada na página oficial do Sporting, Bruno de Carvalho lembrou o "Senhor Atletismo", como era conhecido Mário Moniz Pereira, de "figura impar" nacional, recordando as suas presenças na maior competição desportiva do mundo [jogos olímpicos], os sucessos desportivos nela alcançados e os títulos conquistados enquanto treinador leonino.

 

"Esteve em 12 Jogos Olímpicos, que proporcionou dos maiores campeões a Portugal e ao Sporting CP. Podíamos dar tantos exemplos, Carlos Lopes com aquela vitória magnífica em 1984, que pela primeira vez se fez ouvir o hino nacional nos Jogos Olímpicos, Mamede, os irmãos Castro, tantos, tantos...", pode ler-se na mensagem de Bruno de Carvalho.

 

O presidente leonino lembrou ainda Moniz Pereira como "alguém que revolucionou o atletismo", com uma capacidade "inigualável de acreditar claramente no esforço, dedicação, devoção e que tanta glória trouxe ao Sporting CP e a Portugal".

 

"Só no Sporting como treinador tem 30 campeonatos nacionais de pista masculinos, 24 campeonatos nacionais de pista femininos, 33 campeonatos de corta-mato, e 12 taça de clubes campeões europeus de corta-mato. Relembro que o Sporting é o terceiro clube com mais títulos europeus e metade tem o dedo de Moniz Pereira. É absolutamente magnífico", recordou Bruno de Carvalho.

 

O líder leonino lembrou ainda o último título europeu conquistado no atletismo e um episódio vivido ainda em celebrações, que serviu de homenagem: "Depois de falar com Carlos Lopes e com Carlos Silva, fiz questão de ligar à família do professor para dizer que o título também era dele. Fazia parte desta conquista. É isso que me aquece um bocadinho o coração neste dia tão triste, apesar de nos ter abandonado apenas fisicamente. Um homem com esta grandeza, nunca nos abandona nem abandonará. Foi a possibilidade de o podermos homenagear ainda em vida, da forma que mais gostava: com vitórias. Vitórias com expressão internacional, neste caso título de campeão europeu", frisou.

 

Moniz Pereira morreu, no domingo, aos 95 anos, depois de uma vida dedicada ao atletismo e ao Sporting, que representou como dirigente, treinador e atleta.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela