Secções
Entrar

Brexit: Juncker acusa Nigel Farage de não ser patriota

05 de julho de 2016 às 10:45

O Presidente da Comissão Europeia criticou os líderes britânicos que levaram à saída do Reino Unido da União Europeia e classificou-os de heróis tristes

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou hoje, na sessão do Parlamento Europeu, em Estrasburgo (França), que os "heróis de ontem do Brexit são hoje tristes heróis".

"Aqueles que contribuíram para a situação do Reino Unido demitiram-se, como (Boris) Johnson e (Nigel) Farage e outros. Eles não são patriotas, porque os patriotas não se demitem quando as coisas se tornam difíceis. Ficam", argumentou o líder do executivo comunitário aos eurodeputados num debate sobre as conclusões da última cimeira de chefes de Estado e do Governo.

Juncker reafirmou não compreender que os partidários da saída peçam tempo para afirmarem os seus planos para o futuro."Em vez de desenvolverem um plano, estão a abandonar o navio", criticou.

Juncker fez ainda eco da mensagem repetida momentos antes pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que sem notificação por parte do Reino Unido do seu desejo de saída não há negociações sobre as futuras relações.

O presidente da Comissão Europeia reafirmou que a participação no mercado único implica o respeito total "pelas quatro liberdades, incluindo a de circulação".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela