Secções
Entrar

Brasil: Ruptura de barragem em complexo mineiro provoca tragédia

06 de novembro de 2015 às 10:33

A ruptura libertou uma enxurrada de lama que causou a morte a, pelo menos, 25 pessoas e grande destruição em Mariana, Minas Gerais

Pelo menos 17 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas na sequência de uma ruptura em duas barragens de resíduos de um complexo mineiro, que causou um deslizamento de terras numa localidade no estado brasileiro de Minas Gerais.

O acidente, ocorrido na tarde de quinta-feira, dia 5, fez, pelo menos, 25 mortos. As equipas de resgate procuram cerca de 50 trabalhadores que desapareceram.

Hora antes, Adão Severino Júnior, comandante dos bombeiros da cidade histórica de Mariana, vizinha da localidade de Bento Rodrigues, atingida pelo deslizamento de lamas, tinha anunciado: "Há 17 mortos confirmados. O número de desaparecidos vai ultrapassar os 40, mas o número ainda não é oficial".

Os habitantes no vale atingido pelo deslizamento de terras foram retirados do local.

O depósito de resíduos do complexo industrial, misturado com água, é conhecido como Barragem do Fundão, pertence à empresa Samarco e está localizado a 25 quilómetros da zona urbana de Mariana, uma das cidades históricas de Minas Gerais.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela