Secções
Entrar

Boris Johnson saúda "ação decisiva" de António Costa no apoio à Ucrânia

13 de junho de 2022 às 17:39

Os dois primeiros-ministros concordaram que "os aliados da NATO precisam de continuar a desenvolver laços fortes como democracias" e de "continuar em sintonia relativamente à Ucrânia"

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, saudou esta segunda-feira a "ação decisiva" de Portugal no apoio à Ucrânia após a invasão da Rússia, num encontro com o homólogo português, António Costa, em Londres, onde ambos defenderam o reforço da NATO. 

O socialista António Costa foi recebido pelo conservador Boris Johnson na residência oficial do chefe do Governo britânico, o número 10 de Downing Street, naquele que foi também o primeiro encontro formal entre ambos desde o Brexit.

"O primeiro-ministro agradeceu ao líder português pela ação decisiva de apoio à Ucrânia face à invasão bárbara da Rússia. As ações de Putin mudaram profundamente o mundo", concordaram os dois líderes, segundo uma porta-voz do britânico.

Johnson e Costa sublinharam que "os aliados da NATO precisam de continuar a desenvolver laços fortes como democracias" e de "continuar em sintonia relativamente à Ucrânia". 

"Ambos concordaram com a necessidade de aumentar as despesas militares em toda a aliança, e disseram que era necessária mais colaboração no desenvolvimento de equipamento de defesa para assegurar uma maior integração na NATO", segundo a porta-voz de Johnson.

Os dois países são favoráveis às candidaturas da Finlândia e da Suécia de adesão à NATO, tendo Johnson concordado com Costa "de que a presença [deles] na aliança a tornaria mais forte".

Sobre a crise energética provocada pela guerra e as sanções à Rússia, os líderes mostraram-se determinados em "intensificar o impulso para fontes de energia alternativas" e referiram a colaboração dos dois países nas energias renováveis. A EDP Renováveis é um dos operadores na energia eólica, com vários projetos no norte da Escócia. 

Portugal e o Reino Unido assinaram ainda um acordo de cooperação bilateral entre os dois países pós-Brexit em áreas não cobertas pelos acordos da União Europeia. A declaração abrange a política externa, defesa, comércio e investimento, ciência e inovação, e educação.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela