Secções
Entrar

BE marca Convenção Nacional para 10 e 11 de Novembro

22 de abril de 2018 às 19:52

O evento decorrerá numa altura em que o Orçamento do Estado para 2019 estará em discussão na AR.

A Convenção Nacional do Bloco de Esquerda (BE) realiza-se em 10 e 11 de Novembro, em Lisboa, anunciou hoje a coordenadora do partido, Catarina Martins, no final da reunião da Mesa Nacional.

1 de 5
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa

"Foi decidido dar início ao processo convencional do Bloco de Esquerda e a Convenção Nacional do Bloco de Esquerda vai realizar-se no dia 10 e 11 de Novembro", disse.

A XI Convenção Nacional do BE decorrerá numa altura em que o Orçamento do Estado para 2019, o último da actual legislatura, estará em discussão na Assembleia da República.

A reunião magna dos bloquistas vai realizar-se, como é habitual, em Lisboa.

Conforme divulgado pela agência Lusa no início de Abril, o BE quer ser, após as legislativas de 2019, o eixo de uma proposta de governação à esquerda que "fará o que o PS não fez" nesta legislatura, segundo a moção levada à XI Convenção pelas principais tendências bloquistas.

Esta moção é encabeçada pela coordenadora bloquista, Catarina Martins, e é ainda subscrita pelo líder parlamentar, Pedro Filipe Soares, e pela eurodeputada, Marisa Matias, reunindo assim as principais tendências do BE.

"Em 2019, perante uma nova relação de forças, o Bloco será o eixo de uma proposta de governação à esquerda. Essa proposta fará o que o PS não fez, partindo do ponto onde o PS trava: em primeiro lugar, a abertura de um processo de alteração dos tratados europeus para uma redefinição da política do euro e da dívida", detalha o texto.

Em segundo lugar, de acordo com os bloquistas, estão "novos patamares de recuperação do país, na saúde e escola públicas, na dignidade do trabalho, no combate ao rentismo e na recuperação da propriedade de bens estratégicos na economia e no ambiente".

O BE apresenta-se ao ciclo eleitoral de 2019, de acordo com a moção, "em torno do seu próprio programa de Governo e para disputar a representação da maioria", juntando assim "forças em torno de um programa socialista, feminista e ecologista e das respostas sociais e económicas urgentes".

"O PCP é uma componente importante da esquerda política. O Bloco regista um elevado grau de coincidência de posições com o PCP, nomeadamente no âmbito económico e social, ao nível parlamentar e também no terreno social. Desde logo partilhamos a responsabilidade pela actual solução política governativa. Alguns comentários negativos face ao Bloco resultam de conclusões de cariz eleitoral", refere ainda.

Sobre a negociação que será feita este ano para o Orçamento do Estado para 2019, os bloquistas garantem o "cumprimento dos acordos de 2015" e criação de "condições para novos e mais exigentes patamares de reconstrução da economia e de direitos", dando o exemplo da legislação laboral, investimento, saúde, educação, combate ao rentismo e ao trabalho temporário.

A última Convenção Nacional do BE decorreu em 25 e 26 de Junho, tendo nessa altura Catarina Martins voltado a ser coordenadora do partido, agora numa liderança a solo e tendo conquistado então 83% dos elementos da Mesa Nacional.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela