Secções
Entrar

Ataque em Paris foi "acto isolado"

07 de junho de 2017 às 08:36

O atacante "não deu em momento algum sinais da sua radicalização", defendeu o porta-voz do governo francês


O ataque levado a cabo por um homem contra um polícia em Notre Dame, Paris "foi um acto isolado e não tem a ver com acções de radicalização religiosa", disse hoje o porta-voz do governo francês.

1 de 7
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters

O atacante "não deu em momento algum sinais da sua radicalização", disse Christophe Castaner à rádio RTL, salientando no entanto "não ter mais nenhuma informação".

A polícia francesa confirmou na terça-feira à tarde que um agente foi atacado junto da catedral de Notre Dame, no centro de Paris, precisando que este disparou e feriu o agressor.

Um membro do sindicato da polícia, Cédric Michel, disse que um homem atacou o polícia com um martelo quando este patrulhava a praça em frente da catedral de Notre Dame e que o agressor foi "neutralizado" pela polícia.

Segundo as autoridades, o polícia e o atacante ficaram feridos e foram transportados ao hospital.

O ministro do interior francês Gérard Collomb declarou na terça-feira que o homem que atacou o polícia gritou na altura do ataque: "Isto é pela Síria".

Em declarações à comunicação social no local da agressão, o ministro Gérard Collomb referiu que o agressor apresentou-se como um estudante argelino e que as autoridades estão a verificar a autenticidade dos documentos.

A procuradoria antiterrorista de Paris anunciou a abertura de um inquérito ao incidente.

Fonte próxima da investigação a este incidente, citada pela agência noticiosa francesa AFP, disse que o agressor "reivindicou ser um soldado do califado" do grupo extremista Estado Islâmico (EI).

Segundo as primeiras informações recolhidas, o homem terá agido sozinho, mas a investigação vai prosseguir para tentar apurar se existem cúmplices.

"O polícia alvo da agressão encontra-se bem, os ferimentos não são muito graves. O atentado poderia ter sido pior" se a polícia não tivesse reagido, explicou ainda o ministro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela