Secções
Entrar

Associação ambientalista Zero congratula-se com decisão sobre novo aeroporto de Lisboa

02 de março de 2021 às 16:25

Governo vai avançar com uma Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) a três soluções para reforçar a capacidade aeroportuária e Lisboa.

A associação ambientalista Zero congratulou-se esta terça-feira com a decisão do Governo de avançar com uma Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) a três soluções para reforçar a capacidade aeroportuária e Lisboa, considerando-a "um primeiro passo".

O Governo anunciou hoje que vai avançar com uma AAE a três soluções para reforçar a capacidade aeroportuária de Lisboa, depois de a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) ter recusado emitir um parecer prévio de viabilidade do aeroporto do Montijo, devido ao parecer negativo das câmaras do Seixal e da Moita e não emissão de parecer por Alcochete.

Em comunicado, o Ministério das Infraestruturas explica que a AAE vai "promover uma avaliação que compare" três soluções: a atual solução dual, em que o Aeroporto Humberto Delgado terá o estatuto de aeroporto principal e o Aeroporto do Montijo o de complementar, uma solução dual alternativa, em que o Aeroporto do Montijo adquirirá, progressivamente, o estatuto de aeroporto principal e o Aeroporto Humberto Delgado o de complementar, e a construção de um novo aeroporto internacional de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete.

Carla Graça, da Zero, disse à Lusa que a associação se congratula com a decisão anunciada pelo Governo e acrescenta que para a Zero "é fundamental a saída do aeroporto de Lisboa".

No comunicado do Governo a terceira opção, "construção de um novo aeroporto internacional de Lisboa no Campo de Tiro de Alcochete", tem "subjacente o encerramento do aeroporto" Humberto Delgado, salientou Carla Graça.

A Zero tem defendido que todo o processo de um novo aeroporto deve ser reavaliado, bem como tem defendido a "absoluta necessidade" da realização de uma AAE.

Num comunicado divulgado hoje a Zero escrevia: "Os muito significativos impactes ambientais negativos do atual funcionamento do Aeroporto Humberto Delgado na qualidade de vida dos habitantes de Lisboa deveria tornar evidente a inviabilidade da sua expansão e a necessidade de se estudar alternativas que integrem a sua desativação a médio prazo".

A Zero alertava também que tendo em conta as alterações climáticas e o forte impacto do setor da aviação sobre as mesmas, "qualquer avaliação terá de incluir a possibilidade de transferência modal do transporte aéreo para o transporte ferroviário em distâncias curtas, à semelhança do que vem já acontecendo em vários países europeus".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela