Termina o shutdown: Governo federal dos EUA volta a funcionar após assinatura de Donald Trump
País estava administrativamente 'paralisado' há 43 dias.
País estava administrativamente 'paralisado' há 43 dias.
A propósito da notícia recente, terrível, assustadora: “Web Summit alerta para falta de 'slots' para jatos privados em Lisboa e desvia alguns aviões para Espanha.” Este alerta da web summit, (ligaram as sirenes?) no meio de tanta dificuldade económica de tanta gente, é assombroso.
A requalificação prevê a duplicação da área do terminal, que vai dotar o aeroporto de Ponta Delgada de mais 15.000 metros quadrados.
Foram recusados apenas 7 dos mais de 100 pedidos de 'slots' para voos privados em Lisboa
É esperado que a aprovação demore "horas, não dias".
O acordo possibilita o pagamento a cerca de 650 mil funcionários públicos a quem foi suspenso o salário e a reintegração de outros colocados em licença laboral.
O encerramento do governo federal originou a escassez de controladores aéreos.
Esta imobilização aplica-se "imediatamente", indicou a empresa, salientando que a decisão foi tomada por "recomendação do fabricante do avião".
A paralisação pode afetar voos nas próximas semanas, mesmo que termine o shutdown. Saiba o que deve fazer se pretende viajar para os EUA.
A Delta Air Lines disse que iria cancelar cerca de 170 voos e a American Airlines planeava cortar 220 ligações por dia até segunda-feira.
Dentro e fora do Capitólio, tem vindo a aumentar a pressão para o fim da paralisação, incluindo de sindicatos, face à suspensão ou falta de pagamento a centenas de milhares de funcionários federais, cancelamento de voos em aeroportos e, desde os últimos dias, interrupção do Programa de Assistência Nutricional Suplementar (SNAP) para 42 milhões de norte-americanos de baixos rendimentos.
A ordem tem efeito a partir de sexta-feira e abrange os 40 maiores aeroportos norte-americanos. Paralisação do governo federal congelou os salários de controladores de tráfego aéreo e seguranças aeroportuários.
A organização do evento, que decorre entre 10 e 13 de novembro, alertou para a escassez de vagas para jatos privados no Aeroporto de Lisboa.
Republicanos e democratas têm trocado acusações pela paralisação, que foi prolongada na segunda-feira, depois de o Senado ter rejeitado uma proposta republicana de financiamento temporário do Governo enquanto as negociações continuam.
O que se tem pedido aos polícias nos aeroportos é que se transformem em técnicos de informática, tradutores, assistentes de turismo e até operadores de máquinas de reconhecimento facial. Isto não é função policial.
Ryanair continua a ser uma das companhias aéreas que mais cobra por serviços básicos.