Secções
Entrar

Aguiar da Beira: GNR suspende buscas

12 de outubro de 2016 às 19:14

Meios da Guarda Nacional Republicana estavam a analisar a área entre São Pedro do Sul e Arouca

A GNR anunciou hoje que cessou as buscas que estava a realizar entre São Pedro do Sul e Arouca para encontrar o suspeito dos crimes de Aguiar de Beira.

O suspeito, Pedro João Dias, continua a ser procurado pela GNR, que ao início da tarde de hoje mudou o posto de comando para Tebilhão, no concelho de Arouca, por motivos estratégicos. "A mudança do posto de comando é meramente estratégica", disse fonte da GNR à agência Lusa, acrescentando que não há novidades relativamente ao suspeito.

O posto de comando da GNR esteve instalado desde terça-feira à tarde na aldeia de Póvoa das Leiras, no concelho de S. Pedro do Sul, no distrito de Viseu, numa zona onde o suspeito, de 44 anos, tinha sido avistado pela última vez.

Na terça-feira, a GNR apelou aos residentes de Candal, Póvoa das Leiras e Coelheira para se manterem nas residências, sobretudo à noite, mas ao início da manhã de hoje informou que podiam regressar às suas actividades.

A GNR tem cerca de 200 militares no terreno a tentar capturar o suspeito, que deverá estar apeado e armado e conhecerá bem o terreno.

1 de 6


A orografia do terreno, bem como as condições climatéricas, têm dificultado o trabalho aos militares.

Hoje de manhã, em declarações aos jornalistas, o major Pedro Gonçalves, da GNR da Guarda, disse que o suspeito conseguirá sobreviver "alguns dias" na zona. "Pelas informações recolhidas, estamos a falar de uma pessoa que, além de conhecer bem o terreno, uma vez que ele é [de] muito próximo daqui, tem familiares e tem residência em Arouca", afirmou.

Além da vantagem de conhecer o terreno, a GNR tem informações de que se trata de "um indivíduo que é capaz de sobreviver durante alguns dias, uma vez que tem propriedades, tem pessoas que o poderão abrigar nesta área", acrescentou. Além disso, recebeu treino militar.

Um militar e um civil foram assassinados a tiro na madrugada de terça-feira em Aguiar da Beira, no distrito da Guarda, onde também um outro militar e uma civil ficaram feridos com gravidade. Já durante a tarde, na zona de Candal, um outro militar da GNR foi também ferido com uma arma de fogo. Na sequência do tiroteio em Aguiar da Beira, a GNR montou uma operação policial na zona de São Pedro do Sul.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela