Acordo nuclear entre Ocidente e Irão entra em vigor
Agência Internacional de Energia Atómica confirmou que país cumpriu condições decididas em Julho de 2015
O Conselho de Segurança da ONU levantou hoje as sanções ao Irão, depois de a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) ter confirmado que o país cumpriu todas as exigências para iniciar o acordo nuclear internacional.
Foi Espanha, como país presidente do comité de sanções ao Irão, que anunciou o fim do regime de medidas contra Teerão, depois de ter recebido o relatório da AIEA, que dá "luz verde" para iniciar o acordo nuclear, assinado em Julho passado em Viena.
Tal como estava previsto, este passo significa a dissolução do próprio comité e a entrada em vigor de certas medidas contidas na resolução 2231 do Conselho de Segurança da ONU, que ratificou em Julho o acordo nuclear.
Os Estados Unidos e a União Europeia decidiram já levantar as sanções aplicadas ao Irão, logo após a AIEA ter confirmado que o país cumpriu todas as exigências.
Logo após o anúncio da AIEA, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry (na imagem com o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Mohammad Javad Zarif), anunciou que o país iria levantar as sanções contra o Irão. Foi seguido pelos 28 Estados-Membros da União Europeia, segundo disse uma fonte europeia à agência de notícias France-Presse (AFP).
Edições do Dia
Boas leituras!