Secções
Entrar

DGC aconselha "prudência e atenção" nas compras na 'Black Friday' e 'Cyber Monday'

23 de novembro de 2021 às 16:35

A Direção-Geral do Consumidor avisa que "devem ser verificadas as políticas de trocas ou devoluções de cada loja" e recomenda "especial cuidado com as falsas promoções".

A Direção-Geral do Consumidor (DGC) recomenda "prudência e atenção" nas compras durante a 'Black Friday' e 'Cyber Monday', aconselhando a verificação antecipada dos preços na loja e Internet e das políticas de trocas ou devoluções.

"Os consumidores devem verificar antecipadamente os preços na loja e na Internet para poderem avaliarem a relação entre o preço e o desconto praticado, designadamente através de comparadores de valores de venda de produtos, e, assim, avaliar as vantagens oferecidas", lê-se numanota publicada esta terça-feira na página eletrónica da DGC.

A Direção-Geral do Consumidor avisa que "devem ainda ser verificadas as políticas de trocas ou devoluções de cada loja" e recomenda "especial cuidado com as falsas promoções".

"Os consumidores devem reclamar caso detetem publicidade agressiva ou enganosa, uma vez que estas são práticas proibidas e devem ser denunciadas, sendo a Direção-Geral do Consumidor a entidade competente nesta matéria", refere.

De acordo com a DGC, nos últimos anos, a infração mais frequente no domínio das vendas com redução de preços, independentemente do método de venda, foi o 'desrespeito das regras do anúncio de venda com redução de preços', pelo que se impõe "prudência e atenção no momento da escolha e compra de bens de consumo ou serviços, e particularmente em época de 'Black Friday' e 'Cyber Monday'".

Num comunicado divulgado também esta terça-feira, o Ministério da Economia e da Transição Digital refere que a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), "em cumprimento das suas competências, estará especialmente atenta neste particular período" de promoções.

Segundo adianta, entre o início de 2019 e 08 de novembro de 2021, "ao abrigo das regras legais que regulam as práticas comerciais com redução de preço, nas quais se incluem a 'Black Friday' e a 'Cyber Monday', a ASAE fiscalizou mais de 32.500 operadores de vendas em loja física (2.759) e em linha (29.780)".

"No total, em estabelecimentos físicos, o número de infrações detetadas foi de 260, o que se traduz numa taxa de incumprimento de 9%, ao passo que foram registadas 1.812 infrações em linha (6% de taxa de incumprimento específica)", revela.

O número de processos por contraordenação decididos foi de aproximadamente 1.780, ascendendo as coimas aplicadas a 1.569.222,65 euros, acrescenta.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela