Secções
Entrar

18 mortos em ataque contra manifestantes no Iraque

29 de outubro de 2019 às 10:17

O ataque teve lugar quando os iraquianos saíram às ruas pelo quinto dia consecutivo, em protesto contra a corrupção do Governo, a falta de serviços e o desemprego.

Pelo menos 18 pessoas morreram hoje e centenas ficaram feridas durante um ataque contra manifestantes na cidade santa de Karbala, a sul de Bagdad, indicaram as autoridades iraquianas.

O ataque teve lugar ao início da manhã, quando os iraquianos saíram às ruas pelo quinto dia consecutivo, em protesto contra a corrupção do Governo, a falta de serviços e o desemprego.

Uma testemunha, que pediu para não ser identificada, disse que dezenas de manifestantes estavam reunidos numa praça da cidade quando balas reais foram disparadas a partir de um carro.

As manifestações no Iraque começaram a 01 de outubro para exigir a "queda do regime", quando se assinala o primeiro ano do novo executivo iraquiano, que implementou uma série de reformas económicas alvo de contestação.

A contestação decorreu até agora em duas fases. A primeira, entre 01 e 06 de outubro provocou, segundo números oficiais, 157 mortos, quase todos manifestantes.

A segunda começou na quinta-feira à noite, após uma interrupção de 18 dias, por ocasião de uma importante peregrinação xiita e fez, até segunda-feira, 82 mortos, de acordo com um balanço da comissão governamental de direitos humanos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela