Secções
Entrar

Morreu Gina Lollobrigida, a musa do cinema italiano

SÁBADO 16 de janeiro de 2023 às 11:56

Atriz tinha 95 anos.

A atriz italiana Gina Lollobrigida morreu aos 95 anos, refere a agência de notícias italiana, ANSA.

REUTERS/Mario Anzuoni

Lollobrigida foi a musa do cinema italiano na década de 1950, e a par com Sophia Loren, foi responsável pela criação da imagem da diva italiana. Mais tarde tornou-se fotógrafa e escultora e, em setembro, foi candidata ao senado italiano.

Começou a sua carreira ainda adolescente nas fotonovelas, mas foi o cinema que a tornou mundialmente conhecida. Terminou a carreira com filmes televisivos na década de 1990. Recebeu o Globo de Ouro pelo filmeTorna a settembre, sete David di Donatello (os mais importantes prémios cinematográficos de Itália) e dois Nastri d'argento (os prémios do sindicato nacional de jornalistas do cinema italiano).

Luigia Lollobrigida nasceu em Subiaco (cidade da região da Lazio), a 4 de julho de 1927, numa família de fabricantes de móveis que perdeu tudo na Primeira Guerra Mundial. Mudou-se para Roma, em 1944 onde se inscreveu no Instituto de Belas Artes. Para financiar os estudos começou a desenhar caricaturas e a posar para fotonovelas sob o pseudónimo de Diana Loris.

Em 1947 ficou em terceiro lugar no concurso Miss Itália. Na ficha de inscrição, nas suas aspirações escreveu: "Fazer alguma coisa de sério com as minhas capacidades", refere o jornalLa Repubblica. Fez várias participações em filmes nos anos seguintes, mais para se sustentar do que por gosto. Em 1950, um ano depois de ter casado com o médico esloveno Milko Skofiv, ruma a Hollywood, a convite do produtor Howard Hughes. Não gostou da experiência e regressou a Roma.

Entre os seus sucessos contam-se Campane a martello, de 1949, Achtung, Banditi! (1951) ouAltri Tempi(1952). Mas o seu maior sucesso será em 1953 quando faz deBersagliera(nome pelo qual ficou conhecida por uma geração) emPão, Amor e Fantasia. O sucesso internacional chegou ao lado de Humphrey Bogart, em 1954, emBeat the Devil. No ano seguinte, protagoniza o filme que acabaria por se tornar um dos seus epítetos,A Mulher Mais Bonita do Mundo.

Em 1957 nasceu o seu único filho. Acabaria por se divorciar de Skofiv 17 anos depois de ter casado. Não voltaria a casar.

Lollo, como era carinhosamente tratada em Itália, foi ordenada Cavaleira da República, em 1996. Em 1999 foi nomeada embaixadora da Boa Vontade da ONU para a Alimentação e a Agricultura.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela