Secções
Entrar

Morreu Francisco Cuoco, o eterno galã de "O Astro"

Sónia Bento 20 de junho de 2025 às 12:38

Com mais de seis décadas de carreira e cerca de 50 novelas, o popular ator brasileiro morreu aos 91 anos. Em Portugal ficou para sempre conhecido pela personagem de Herculano Quintanilha.

Francisco Cuoco morreu na quinta-feira, dia 19, aos 91 anos, com mais de seis décadas de carreira e 50 novelas. Conhecido pelo seu carisma e voz grave, em Portugal, o ator brasileiro tornou-se popular na telenovela O Astro, que a RTP transmitiu em 1978, ainda sem televisão a cores. Muitos ainda se recordam de Herculano Quintanilha, um vigarista que ao sair da cadeia, começa a trabalhar como vidente numa churrascaria até fazer amizade com Márcio (Tony Ramos), um jovem herdeiro que assume um cargo na empresa da família e leva Herculano com ele, que passa a exercer forte influência no clã.

O Astro, de Janete Clair, fez tanto sucesso que, na época, donos de restaurantes diziam que os estabelecimentos estavam vazios, porque as pessoas ficavam em casa a ver a novela. A cantora Maria Bethânia, durante um espetáculo no Canecão, no Rio de Janeiro, pediu uma televisão no camarim, para pode ver o episódio antes de entrar em palco. Carlos Drummond de Andrade, numa coluna no extinto Jornal do Brasil, disse que Janete Clair era "usineira de sonhos" e depois do último capítulo da novela, escreveu: "Agora que O Astro acabou vamos cuidar da vida, que o Brasil está lá fora esperando".

Filho de um imigrante italiano, Francisco Cuoco nasceu no bairro do Brás, em São Paulo, a 29 de novembro de 1933. Começou a trabalhar na feira, a ajudar o pai, e estudava à noite. Queria fazer o curso de Direito, mas nos anos 50 acabou por entrar na Escola de Arte Dramática. Estreou-se no teatro, em 1958, ao lado de Fernanda Montenegro e Sérgio Britto na peça A Muito Curiosa História da Virtuosa Matrona de Éfeso, num papel sem falas.

Participou em telenovelas na Rede Tupi e a sua estreia na Globo foi em 1970, no papel de padre Vitor, na novela Assim na Terra Como no Céu. Interpretou personagens em diversas produções, que passaram na RTP e na SIC, e que se tornaram populares entre nós, como Selva de Pedra, O Salvador da Pátria, Tropicaliente, O Clone ou mais recentemente Segundo Sol (2018).

Cuoco foi casado duas vezes, teve três filhos - Rodrigo, Diogo e Tatiana. Em 2010, causou polémica ao assumir a relação com a estilista Thaís Almeida - ela tinha 23 anos e ele 76. Viveram juntos durante sete anos. Nos últimos tempos, o ator passou por uma depressão durante a pandemia, sofria de vários problemas renais e de memória e pesava cerca de 130 quilos. Tinha dificuldades de mobilidade e morava com a irmã, Grácia, num apartamento, em São Paulo.

O ator estava internado há 20 dias, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo e a última aparição na televisão foi no passado dia 6, no programa Tributo, na TV Globo, numa entrevista gravada em sua casa, em junho de 2024, e que contou também com depoimentos emocionados de colegas como Tony Ramos, Renata Sorrah e Elizabeth Savalla. Companheira de cena em obras como Pecado Capital (1975) e Duas Vidas (1976), Betty Faria recordou as características de Cuoco: "Eu acho que a maior contribuição foram os valores morais dele, de saber que sucesso é igual a uma onda – que cresce e quebra na praia. Tem fases que está lá e tem fases que aqui. Ele já veio com essa consciência".

Com tantos anos de trabalho em televisão, no cinema e no teatro, estima-se que a fortuna do ator ultrapasse os 10 milhões de reais (€1,6 milhões), considerando imóveis, investimentos e direitos de autor. O velório de Francisco Cuoco decorre esta sexta-feira, 20, no bairro de Bela Vista, em São Paulo. O funeral será restrito a familiares e amigos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela