Secções
Entrar

Kevin Spacey julgado por crimes sexuais no Reino Unido

Luana Augusto com Ana Bela Ferreira 30 de junho de 2023 às 21:15

Quatro homens acusam o ator de vários crimes cometidos entre 2001 e 2013. Kevin Spacey diz que é inocente.

O ator Kevin Spacey começou esta sexta-feira a ser julgado por crimes sexuais num tribunal britânico, onde foi descrito pela procuradora Christine Agnew como um "agressor sexual".

O ator de 63 anos é acusado por quatro homens de várias ofensas cometidas entre 2001 e 2013, sobre as quais se pronunciou inocente. Entre os crimes, encontra-se o de causar que uma pessoa participasse em atividade sexual com penetração sem qualquer consentimento, o que no máximo pode implicar uma pena máxima de prisão perpétua.

A procuradora Christine Agnew disse ao júri que Spacey é "um homem que não respeita os limites pessoais" e que parecia "ter prazer em fazer com que os outros se sintam impotentes e desconfortáveis". Além disso, garantiu que "o seu método preferido de agressão parece ser o de agarrar os homens nas virilhas", ao descrever as alegações de um dos homens envolvidos. Segundo esta alegada vítima, o ator apalpou-o repetidamente e forçou-o a colocar a mão nos seus genitais.

Kevin Spacey diz algumas alegações foram inventadas e outras consensuais. No entanto, a advogada contrapôs ao dizer que "nenhum dos homens queria ter sido tocado, por Kevin Spacey Fowler, de uma forma sexual" e que o ator parece "não se ter importado muito com os sentimentos das outras pessoas". "Fez o que queria fazer para a sua própria gratificação sexual", acrescentou.

Segundo Agnew, o júri vai ter o papel de decidir quem é que está a dizer a verdade, e apela a que se mantenham "firmes e fiéis ao juramento que fizeram", já que está em causa uma celebridade.

Spacey apresentou-se em tribunal com um fato cinzento, uma gravata dourada e óculos. O julgamento do ator, que foi acusado de 12 crimes, teve início na passada quarta-feira, em Londres e deverá durar cerca de quatro semanas.

Em 2022, foi absolvido após um julgamento por crimes sexuais nos EUA.

Conhecido como protagonista da série House of Cards e do filme Os Sete Pecados Mortais, Kevin Spacey foi considerado uma das maiores estrelas de Hollywood, quando ganhou os Óscares de melhor ator, no filme Beleza Americana, em 1999, e quando recebeu um outro Óscar de melhor ator secundário, pelo filme Os Suspeitos do Costume, em 1995. Entre 2004 e 2015 foi diretor do teatro Old Vic, em Londres.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o contra-ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Vida

Encontraram soldados nazis enterrados no quintal

TextoSusana Lúcio
FotosSusana Lúcio
Exclusivo

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

TextoNuno Tiago Pinto
FotosNuno Tiago Pinto