Secções
Entrar

Judi Dench incapaz de decorar falas

Diogo Barreto 18 de fevereiro de 2023 às 15:53

A atriz britânica de 88 anos deixou de conseguir decorar falas devido a uma doença degenerativa, mas consegue representar ainda. Tem um filme novo que está a promover.

Judi Dench, um das mais famosas atrizes britânicas, deixou de conseguir decorar falas. A notícia foi avançada pela própria enquanto promovia o seu novo filme,Allelujah.

REUTERS/Mike Blake

A atriz foi diagnosticada com uma doença degenerativa visual em 2012. Devido à doença, foi deixando de conseguir ler as falas e agora é "completamente impossível" decorar falas, revelou no podcastde Graham Norton. Tornou-se impossível, completamente impossível, decorar falas. Não consigo ver, não consigo ler", lamentou a atriz com uma carreira de mais de seis décadas de cinema. Chegou a receber tratamentos para as dificuldades visuais que tinha, mas acabou mesmo por perder a capacidade de decorar falas. Diz também que a sua autonomia foi comprometida e que já não é capaz de viajar sozinha.

Apesar das dificuldades a ler decorar falas, Dench continua a conseguir representar, estando a promover um novo filme:Allelujah.

Dench tem a mesma doença degenerativa que afetou a sua mãe no final da vida. A atriz já tinha falado sobre ela num encontro promovido pela Vision Foundation, uma organização de beneficiência, e contou que estava a pedir ajuda a amigos para aprender as suas falas.

Judi Dench venceu um Óscar e foi nomeada sete vezes para os prémios da Academia Norte-Americana de Cinema. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela