
O Alentejo vai ao Festival de Cinema de Locarno
Para a competição principal do festival foi escolhido o filme "As Estações", de Maureen Fazendeiro, "uma viagem pela história real e inventada" do Alentejo e "dos povos que ali viveram".
Para a competição principal do festival foi escolhido o filme "As Estações", de Maureen Fazendeiro, "uma viagem pela história real e inventada" do Alentejo e "dos povos que ali viveram".
Foi revelada a programação do próximo Festival de Veneza, que inclui filmes novos de Walter Salles, Luca Guadagnino (realizador de "Challengers"), Pablo Larraín e Todd Phillips (o novo "Joker").
A verdade é que o que distingue a canção Bebaça, de Marília Mendonça, de um Junk, de William S. Burroughs, é a técnica e mais nada. A dor, a vergonha e o vício são iguais.
O Rei Lagarto passaria a octogenário neste 8 de dezembro. Cantor, poeta, vocalista e alma dos The Doors, deixou-nos em 1971 para se tornar um ícone imortal. Esta é a sua história.
Exemplo maior da narrativa autobiográfica, Annie Ernaux disseca uma relação de dor e obsessão em Perder-se, a mais recente edição em português da Nobel de Literatura de 2022.
Um dos documentos centrais da Geração Beat, o primeiro romance de William S. Burroughs, é um relato autobiográfico ímpio do submundo da droga e da psique de um toxicodependente.
Um compêndio autobiográfico das piores experiências humanas, o histórico Pão Seco, de Muhammad Chukri, é também uma incrível história de resiliência. A Antígona edita-a pela primeira vez em português.
Joyce Johnson escreve um texto simplesmente extraordinário sobre o que foi ser mulher no século XX. É um canto de suave desespero, entre o entusiasmo e a desolação, daquele encosto forçado, com o sexo entumecido, de um adulto anónimo enquanto viajava de pé no autocarro
Em que estação do ano estamos? Se disserem Inverno, enganam-se redondamente. A estação do ano em que estamos é o primeiro trimestre pré-eleitoral.
Editou Blackstar no dia em que fez 69 anos, a 8 de Janeiro de 2016, e morreu logo a seguir, a 10, mas continua a agitar o mundo - sem manobras de marketing a ajudar, apenas por mérito próprio. Pelo segundo ano consecutivo sucedem-se tributos e homenagens.
A banda portuguesa apresenta o seu novo projecto este Sábado, em Lisboa
A primeira obra do escritor norte-americano Jack Kerouac, 'The sea is my brother', que se julgava perdida, vai ser agora publicada, quarenta anos depois da morte do autor.