
Ex-presidente de Taiwan pede aos Estados Unidos que foquem o seu apoio na Ucrânia
Tsai Ing-wen considerou que "uma vitória ucraniana servirá como o impedimento mais eficaz para futuras agressões".
Tsai Ing-wen considerou que "uma vitória ucraniana servirá como o impedimento mais eficaz para futuras agressões".
A deslocação de Lai ocorre no dia em que se celebra o 75.º aniversário de uma vitória militar dos nacionalistas de Taiwan sobre as forças comunistas do continente chinês pelo controlo das ilhas.
As relações entre os dois territórios remontam a 239 d.C., depois disso a ilha esteve sob domínio dos Países Baixos e do Japão antes de voltar a pertencer à China. Nova divisão aconteceu com a subida ao poder de Mao Zedong e fuga do líder da oposição para a ilha.
Esta quinta-feira, Pequim lançou mísseis balísticos de alcance intermediário e intercontinental em Taiwan. Momento terá levado ao alerta das forças marítimas, aéreas e terrestres taiwanesas.
William Lai Ching-te, atual vice-presidente cessante, de 64 anos, foi descrito por Pequim como um "sério perigo" devido às posições do seu partido, que afirma que a ilha é de facto independente.
É a pergunta-chave nas eleições em Taiwan, uma das mais importantes em 2024, ano recorde de atos eleitorais no mundo. O partido pró-independência taiwanês lidera, mas Pequim aumenta a intimidação e a interferência.
Foram descobertos mais de 380 sepulturas com esqueletos de animais. O sacrifício de animais selvagens era visto como um símbolo de estatuto para os governantes.
Porque o verão não é só praia e esplanadas, sugerimos-lhe seis exposições em Lisboa, Porto e Baião para ver nas próximas semanas.
O historiador e académico residente em Hong Kong, considera que numa relação muito desigual entre Rússia e China é Xi quem mais ganha. Mas o regime chinês tem consciência dos riscos de uma invasão de Taiwan.
Presidente francês recusa "ver-se arrastado para crises alheias" em declarações dadas após uma visita de Estado à China, em que reuniu com Xi Jinping.
O exército chinês enviou dezenas de caças e 11 navios de guerra para próximo de Taiwan, na sequência do encontro entre a líder da ilha, Tsai Ing-wen, e o presidente da Câmara dos Representantes do Congresso norte-americano, Kevin McCarthy.
O Exército Popular da Libertação da China está a realizar "patrulhas de prontidão de combate" e exercícios no Estreitos de Taiwan e ao norte, sul e leste da ilha.
Ex-presidente dos EUA ficou ontem a saber que está acusado de 34 acusações de falsificação de registos comerciais. Depois de sair do tribunal de Manhattan, onde se declarou inocente, Trump foi para casa, na Flórida, onde discursou aos apoiantes, com a corrida presidencial de 2024 no horizonte.
Presidente classificou como "extremamente difícil" a decisão de alargar o serviço militar obrigatório. Passa de quatro meses para um ano.
Taiwan afirma que enviou aeronaves de combate não especificadas para alertar os aviões chineses que estavam em território de Taiwan, mas não tiveram resposta.
"Decisão de Partir", o novo filme de Park Chan-wook, embala amor, intriga e humor numa história de detetives com muito a dizer – mais uma obra aclamada do mestre coreano.