Sábado – Pense por si

Vanda Marques

A princesa que se sacrificou por Portugal

O País endividou-se para pagar um dote milionário que assegurasse o casamento com Carlos II. Catarina de Bragança tornou-se assim o garante da aliança com Inglaterra. Suportou todas as humilhações na corte inglesa, mas lançou a moda do chá e do leque, pescava e era atiradora de arco com flecha. Após enviuvar, voltou a Portugal muito rica – foi regente e influenciou o sobrinho que viria a ser o Rei D. João V.

Vanda Marques

A duquesa que não nasceu rainha

Rezava várias vezes por dia, saía pouco e vivia numa corte “em guerra”. Perdeu os dois irmãos m uito jovens e tornou-se essencial arranjar-lhe um casamento – o futuro do País estava em jogo

Tiago Carrasco

Basquetebol: o Queluz voltou à elite e fomos treinar com eles

O repórter da SÁBADO enfrentou um adversário 40 centímetros mais alto do que ele. Foi “abafado”, mas ainda conseguiu marcar dois pontos. A equipa da Linha de Sintra, duas vezes campeã nacional, vai fazer a sua estreia a 5 de outubro, com a Ovarense.

3
Rita Bertrand

Fotos vintage de Margaret Watkins em Cascais

No seu tempo, as mulheres mal saíam da cozinha, mas ela era diferente. Foi pioneira na publicidade e acabou a fotografar de tudo. A sua obra está agora em Cascais.

Ana Bela Ferreira

Nomadland é o vencedor de uns Óscares divididos e mornos

Cerimónia aconteceu na estação ferroviária de Los Angeles, mas com plateias também em Londres, Paris ou Sydney. Surpresas só mesmo a dança de Glenn Close. Faltou glamour e festa, numa cerimónia que homenageou vozes da pandemia nuns inéditos prémios Humanitários.

Rita Bertrand

Chicago regressa ao Trindade

O musical encenado por Diogo Infante, grande êxito da última temporada, está de volta ao palco

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.