Sábado – Pense por si

António José Vilela

Processo EDP. Provas da corrupção em Portugal são "imprestáveis" no Brasil

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal no caso Lava Jato ameaça destruir o que resta da investigação às suspeitas de crimes na adjudicação e construção da Barragem do Baixo Sabor. Um juiz daquele tribunal brasileiro decidiu que são nulos os dados da empresa Odebrecht - documentos bancários, emails e testemunhos de delatores - que o Ministério Público está a usar para tentar descobrir quem é o “Príncipe”.

António José Vilela

MP aceita que milhões suspeitos para corromper o "Príncipe" foram apenas fraude fiscal

A Odebrecht Portugal já está a pagar a prestações cerca de €5 milhões para não ser acusada de fraude fiscal e lavagem de dinheiro no caso Monte Branco. O Ministério Público aceitou que as transferências internacionais, se destinaram apenas a pagar por fora a funcionários da empresa. Mas parte desse dinheiro estava a ser usado no caso CMEC/EDP, para fundamentar pagamentos corruptos na adjudicação e construção da barragem do Baixo Sabor. Uma investigação que visa muitos milhões de euros enviados através de offshores e destinados também ao enigmático “Príncipe”.

Lucília Galha

Fazer férias ao som de bombas

Apesar do conflito ativo com a Rússia, a Ucrânia continua a atrair turistas. Uns são voluntários, mas a maioria são voyeuristas. Os hotéis têm bunkers para os acolher.

Ana Taborda

Quem é Adrian Bridge, o CEO da Fladgate e do World of Wine?

Trabalhou para a Rainha de Inglaterra e na banca de investimento, mudou-se para Portugal depois de casar, a pedido do sogro. A contratação da ex-secretária de Estado Rita Marques (que acabou por recuar) colocou este inglês no meio de uma polémica.

Maria Henrique Espada

Mega Ferreira: “A Expo 98 gerou um cagaço dos demónios”

Nasceu na Mouraria há 69 anos, criou o Parque das Nações, mora junto à Praça da Alegria e tem recusado entrevistas sobre o momento que há 20 anos, num 22 de maio, marcou a sua vida e a do País. Porque foi uma “admirável obra colectiva” e não dele. Recorde a entrevista de vida a Mega Ferreira, que morreu esta segunda-feira.

12
Rita Bertrand

Pop dos ABBA em antologia com a SÁBADO

A banda sueca que influenciou toda a música anglo-saxónica a partir dos anos 70 tem uma história sem paralelo, que a SÁBADO lhe conta através desta coleção de álbuns de estúdio e ao vivo e ainda um DVD.

O moralista

Tugas em Chattooga

O campo e a serra são territórios agrestes, negligenciados durante séculos, esquecidos pelos governos actuais, onde a vida é dura e não-instagramável. Só quando nos lembrarmos disto é que seremos bons turistas.

Relatório minoritário

Um mês de morte

Trinta dias depois, eis os corvos nas planícies, numa guerra europeia que nasceu da política do poder absoluto, da ambição de império e da interdição da diferença nacional, sob o manto da mentira humanitária.

Helmut Oberlander, na juventude com uniforme militar e durante a velhice, no Canadá.
Ricardo Santos

O último nazi no Canadá

Helmut Oberlander tem 97 anos e pertenceu a uma unidade de extermínio do Terceiro Reich durante a II Guerra Mundial. Está à beira de ser deportado do Canadá, depois de já ter perdido a cidadania do país. Diz que era apenas tradutor.

Diogo Camilo

ABBA vão voltar em 2021 com cinco novas músicas

A banda sueca editou o seu último álbum em 1982, há mais de 38 anos. O regresso às músicas e aos palcos estava pensado para o final deste ano mas foi adiado pela pandemia do novo coronavírus.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana