
Um em cada quatro casos de racismo ou xenofobia no desporto com condenações
A tutela nacional deu conta dos 79 denuncias registadas pela Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) desde a sua criação, em 2019.
A tutela nacional deu conta dos 79 denuncias registadas pela Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) desde a sua criação, em 2019.
Em Portugal, a Autoridade de Prevenção e Combate à Violência no Desporto condenou 19 pessoas por atos de racismo e xenofobia em recintos desportivos, desde 2019. Atualmente estão proibidas de aceder a recintos desportivos cerca de 350 pessoas.
Depois dos confrontos no jogo Sporting - Casa Pia, clube diz querer manter "a sua intransigência na luta contra o crime e a violência no desporto".
Nada, mas mesmo nada, justifica um comportamento violento desta ou doutra natureza. O futebol, à semelhança de todos os demais desportos, tem valores que devem ser respeitados e tem regras.
O Sporting pediu na terça-feira ação às autoridades para combaterem a violência no desporto, depois deste caso ter sido conhecido.
Emblema minhoto já foi notificado pela Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto.
Oito magistrados estiveram presentes no jogo entre o Guimarães e FC Porto, no domingo, em que o futebolista Marega foi alvo de insultos racistas.
O que se passa no futebol português deve merecer uma séria reflexão. Os estádios de futebol tornaram-se verdadeiras máquinas de triturar jogadores, treinadores e equipas de arbitragem.
O presidente do PSD considerou que o que se passou no domingo no jogo entre Vitória de Guimarães e Porto "tem óbvios contornos racistas".
"Obviamente que a mediatização dos casos, quando eles se resolvem, não é feita da mesma forma", disse o ministro Tiago Brandão Rodrigues, garantindo que "justiça está a funcionar".
Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto confirmaram que grupos de adeptos do Sporting ficaram suspensos depois dos "leões" não terem renovado licenças.
Primeiro-ministro vê com bons olhos a organização do Mundial de 2030, em conjunto com a Espanha, mas acredita que é preciso aprender a lição de 2004.
Num momento em que a época desportiva se aproxima do fim, o titular da pasta da Educação admite que o lançamento da campanha é uma aposta na prevenção.
Numa audiência sobre o tema da violência no desporto.
Presidente da liga esteve na AR para participar numa audição sobre a violência no desporto
Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço, e o secretário-geral da Confederação do Desporto de Portugal, Fernando Nogueira, também estiveram presentes