Sábado – Pense por si

Ana Taborda

Salgueiro Maia: a vida privada

Apareceu pela primeira vez nos jornais ainda não tinha 4 anos, depois de assistir ao atropelamento mortal da mãe. Descendente de ferroviários, cresceu de terra em terra, mas foi em Santarém, ao volante de um Citroën 2CV, que pediu a mulher em casamento. Juntos adotaram dois bebés, viajaram pela Europa a acampar e viram o cancro matar o herói de Abril. No Luxemburgo, a filha Catarina tornou-se delegada sindical. Os netos cresceram a ouvir as histórias do avô revolucionário.

Vanda Marques

Subornos e lutas: os conclaves mais polémicos

Hoje tudo se decide à porta fechada – cum clave, daí vem o nome –, sem contacto com o exterior, mas durante séculos não foi assim. Os cardeais podiam sair, por isso algumas eleições demoraram mais de dois anos. Houve intrigas, corrupção, violência e até o veto de um imperador.

Susana Lúcio

Ela quer ajudar os sociopatas

Patric Gagne conta à SÁBADO que não sente algumas emoções. Percebeu-o em criança, tentou disfarçar na faculdade e agora quer criar um tratamento.

Lucília Galha

O estilo simples de Bergoglio

Logo nas primeiras horas, após ser eleito, percebeu-se que Francisco seria diferente dos antecessores. Dispensou todos os luxos – até os sapatos vermelhos.

Raquel Lito

O esconderijo da superestrela Fernanda Torres em Lisboa

A poucos dias dos Óscares, a 2 de março, a nomeada ao prémio faz viagens-relâmpago à capital para saborear novamente o anonimato. Tem casa perto do Cais do Sodré. Quando sai à rua, aceita os pedidos de selfies dos fãs e mistura-se com os locais. Não resiste ao pão de sementes numa padaria da Bica e perde-se pelos peixinhos da horta do Pap’Açorda.

Maria Henrique Espada, em Israel

Israel: o norte deserto ainda teme o Hezbollah

Nos Montes Golã, os drusos ficaram, mas ainda choram as 12 crianças mortas a 27 de julho. Ali perto, dezenas de milhares de israelitas deixaram vilas fantasma atrás de si. Depois de meses de ataques do Hezbollah, o cessar-fogo prevê o regresso a partir de 1 de março, mas impera o medo.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30