Orçamento do Estado para 2026 aprovado na generalidade
Abstenção do PS ditou a viabilização do orçamento.
Abstenção do PS ditou a viabilização do orçamento.
O secretário-geral do PS disse na quinta-feira, em entrevista exclusiva ao NOW, que a posição do partido sobre a lei da nacionalidade depende do diálogo com o Governo. José Luís Carneiro admitiu ainda que não vai confirmar se se vai abster na votação à lei da nacionalidade.
Quando a proposta foi entregue José Luís Carneiro já tinha aberto a porta à viabilização do OE2026, assegurando que respeitaria e honraria a palavra que deu aos portugueses de "contribuir para a estabilidade política".
O secretário-geral do PCP acusou o PS de ter "dado a mão à direita", após o partido ter confirmado a viabilização do Governo da AD.
A vice-presidente do grupo parlamentar socialista considerou ainda que a AD pode ser a próxima vítima do Chega.
O plano de viabilização da Trust in News, que tem 16 órgãos de comunicação social, não foi aprovado pelos credores, entre os quais o Fisco e a Segurança Social – que têm mais de 17 milhões de euros a haver –, abrindo o caminho para a insolvência da empresa.
A viabilização do documento já estava prevista com a abstenção anunciada do PS.
Deu aulas, geriu politicamente a abstenção do PS no Orçamento, falou sobre feminismo após chumbar juíza antiaborto no Constitucional – e foi lançada para ser candidata por Lisboa. Na semana do anúncio da viabilização do OE, a SÁBADO acompanhou Alexandra Leitão.
O líder do PS disse não duvidar de que o PS fez bem em negociar com o Governo e considerou que sem acordo os socialistas estão descomprometidos com o orçamento, "mas comprometidos com o saldo orçamental".
Beleza faz parte da Comissão Política do PS e foi mandatário nacional das listas socialistas nas últimas legislativas, tendo apoiado a candidatura de Pedro Nuno Santos à liderança.
O secretário-geral do PS afirmou ainda que é preciso ter cuidado com as mudanças no IRS e admitiu ainda que as negociações para o Orçamento de Estado não estão a decorrer.
A viabilização do documento apresentado pelo executivo social-democrata chegou a estar em risco, uma vez que o Chega indicou inicialmente o voto contra o documento, tal como o PS e o JPP.
Membros do secretariado nacional socialista não fazem segredo de que o líder do PS "se libertou da circunstância política" com esta vitória europeia. Segundo Pedro Nuno Santos, era "praticamente impossível" viabilizar um Orçamento da AD — mas agora parece cada vez mais provável.
Secretário-geral do PS desfez tabu sobre viabilização de um executivo com maioria relativa da Aliança Democrática.
"Congratulamo-nos com a aprovação do plano que já foi entregue em Bruxelas há mais de um ano. Embora ainda não tenhamos conhecimento aprofundado deste plano a notícia da viabilização da empresa é só por si uma grande prenda de Natal para todos os tripulantes de cabine", salientou o presidente do sindicato do pessoal de voo.
Presidente da República acredita que o chumbo do Orçamento do Estado para 2022 não vai afetar a retoma e o processo de crescimento económico.