Sábado – Pense por si

Débora Calheiros Lourenço

Irão decreta o fim da polícia da moralidade

O Irão vive marcado por protestos generalizados desde o dia 16 de setembro, quando Mahsa Amini, uma jovem curda de 22 anos, foi detida pela polícia da moralidade por usar o véu de uma forma inadequada e acabou por morrer enquanto estava detida.

Débora Calheiros Lourenço

Presidente iraniano não dá entrevista por a jornalista se recusar a usar véu

A lei do hijab iraniana exige que todas as mulheres cubram a cabeça e usem roupas largas em público. Esta medida é aplicada desde a Revolução Islâmica em 1979 e é obrigatória para todas as mulheres que se encontrem no país, o que inclui turistas, figuras públicas e jornalistas.

protestos irao.mp4

Mulheres manifestam-se no Irão contra polícia da moralidade

A morte de Mahsa Amini, de 22 anos, sob custódia policial, originou os protestos. Apesar das represálias, as mulheres estão a retirar o véu islâmico e a cortar os cabelos. Segundo a lei islâmica, devem usar roupas largas e cobrir os cabelos.

Bastidores: Massacres em África

Nesta edição, levantamos um pouco o véu sobre a resposta brutal dos colonos portugueses aos ataques de 15 de março de 1961, em Angola, e contamos a história de alguns dos protagonistas de um período terrível da nossa História contemporânea

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h