Sábado – Pense por si

Emitido alerta de tsunami após sismo nas Filipinas

O terramoto ocorreu às 22:37 locais (14:37 em Lisboa) e foi medido a uma profundidade de 32 quilómetros.

Um forte sismo de magnitude 7,6 foi registado ao largo da ilha de Mindanau, nas Filipinas, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), tendo sido emitido um alerta de ‘tsunami’ pelas autoridades locais. A ilha fica a cerca de 900 quilómetros da capital, Manila (na imagem).

REUTERS/Eloisa Lopez

O terramoto ocorreu às 22:37 locais (14:37 em Lisboa) e foi medido a uma profundidade de 32 quilómetros.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico disse que, com base na magnitude e localização, espera que as ondas do ‘tsunami’ atinjam as Filipinas, a Indonésia, Palau e a Malásia.

Uma agência governamental filipina aconselhou os residentes das províncias de Surigau do Sul e Davau Oriental, na costa oriental de Mindanau, a retirarem-se imediatamente para zonas mais altas ou a deslocarem-se para o interior.

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.