Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes

Como funciona a unidade do Fisco que segue os (mais) ricos

A Unidade dos Grandes Contribuintes acompanha de perto as grandes empresas – estão na investigação ao mundo do futebol – e os milionários. Nela trabalham menos de 2% dos funcionários do Fisco, que cobram 43% da receita fiscal.

Bruno Faria Lopes

A história do clã mais poderoso da família Mello

São 12 irmãos e a família inclui 132 pessoas. São discretos e reúnem-se numa quinta no Alentejo. Regem-se por um protocolo secreto para mandar num império que esteve em risco. Mas a venda bilionária da Brisa, em plena pandemia, confirmou a história: este clã dos Mello tem sete vidas.

5
Bruno Faria Lopes

Como as Finanças sabem tudo sobre a sua vida

A máquina fiscal recolhe informação como nunca. O investimento feito no sistema para combate à evasão fiscal tornou-o cego e a atropelar direitos dos contribuintes.

Grandes contribuintes pagaram 20,2 mil milhões de impostos em 2018

Cerca de 45% do total de receita arrecadada no ano passado pelo Fisco foi por via dos grandes contribuintes. Estes são seguidos por uma unidade especial que a partir de 2018 passou a acompanhar todas as entidades financeiras, independentemente do seu volume de negócios.

Isto é um grande contribuinte

A diferença entre um pequeno e um grande contribuinte não está no valor dos impostos que pagam, está sim na forma como são tratados pela Administração Fiscal, que esgana o primeiro e assobia para o lado quando é para cobrar coercivamente ao segundo

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)