
“Obama provocou e agravou um ressentimento profundo em Putin”
Durão Barroso diz que o ex-Presidente dos EUA cometeu uma “humilhação desnecessária” ao classificar a Rússia como potência regional – e que Putin está a tentar provar o contrário.
Durão Barroso diz que o ex-Presidente dos EUA cometeu uma “humilhação desnecessária” ao classificar a Rússia como potência regional – e que Putin está a tentar provar o contrário.
As relações entre os dois territórios remontam a 239 d.C., depois disso a ilha esteve sob domínio dos Países Baixos e do Japão antes de voltar a pertencer à China. Nova divisão aconteceu com a subida ao poder de Mao Zedong e fuga do líder da oposição para a ilha.
O mundo atual, muito mais polarizado, imprevisível, fragmentado e perigoso, exige uma União Europeia que apareça aos olhos dos seus cidadãos como realmente unida e capaz de os proteger, de afirmar os seus interesses e valores. Essa unidade europeia é mesmo necessária. E tal constitui o verdadeiro e mais nobre papel da política: tornar possível o que é necessário. É preciso uma liderança verdadeira e esclarecida. No plano europeu e no plano nacional.
Ministério da Defesa de Taiwan afirmou ter detetado 49 aviões de guerra e 19 navios da marinha, bem como embarcações da guarda costeira chinesa.
A presidente do Parlamento Europeu candidata-se a um novo mandato nas próximas eleições europeias. Acredita que ainda há muito por fazer para fortalecer a União Europeia num mundo “mais pequeno do que pensamos”.
A cooperação política e ideológica entre a Rússia e China e o papel dos Estados Unidos no xadrez geopolítico, em análise por Diana Soller e Helena Ferro de Gouveia, especialistas em política internacional.
Ao contrário de uma análise primitiva, o G7 não declarou guerra à China. Antes pelo contrário. Mas é preciso ler o comunicado final para perceber a complexidade da relação.
Um balão político-militar, rumores sobre invasão de Taiwan, reprimendas e elogios à Rússia, elogios e avisos a Washington. É a China, superpotência apesar dela, e que não pode ser entendida só de uma penada.
No poder desde 2012, o presidente ficará pelo menos até 2028 e quer cumprir o “Sonho Chinês” de “rejuvenescimento nacional”, e deixou-o claro no 20ª congresso do Partido Comunista Chinês. E isso tem consequências para a segurança internacional.
Os líderes da Rússia e da China encontraram-se presencialmente pela primeira vez desde o início da guerra na Ucrânia.
Felipe Pathé Duarte acredita que a visita da presidente do Congresso norte-americano ao território pode levar a uma crise comercial e fazer crescer o apoio ao governo de Pequim no Taiwan.
Presidente da Câmara dos Representantes dos EUA fez paragem no território que mantém disputa com a China sobre a sua soberania.
A acreditar nos múltiplos sinais, mensagens, manobras, comentários, movimentações e batalhas verbais, Pequim pode entrar em choque com o mundo. Começaria uma nova Guerra Mundial, por causa de Taiwan. Mas será mesmo assim?
A Ocidente e Oriente movem-se as peças no tabuleiro tecnológico. Mas o jogo pela autossuficiência e liderança tecnológica que se jogava lentamente, vê agora as peças moverem-se com rapidez. É uma luta que poderá trazer a estes países mais do que poder económico, poder geopolítico.