Sábado – Pense por si

Débora Calheiros Lourenço

De onde vêm as tensões entre a China e Taiwan?

As relações entre os dois territórios remontam a 239 d.C., depois disso a ilha esteve sob domínio dos Países Baixos e do Japão antes de voltar a pertencer à China. Nova divisão aconteceu com a subida ao poder de Mao Zedong e fuga do líder da oposição para a ilha.

A União Europeia e o seu futuro

O mundo atual, muito mais polarizado, imprevisível, fragmentado e perigoso, exige uma União Europeia que apareça aos olhos dos seus cidadãos como realmente unida e capaz de os proteger, de afirmar os seus interesses e valores. Essa unidade europeia é mesmo necessária. E tal constitui o verdadeiro e mais nobre papel da política: tornar possível o que é necessário. É preciso uma liderança verdadeira e esclarecida. No plano europeu e no plano nacional.

Relatório minoritário

A China

Um balão político-militar, rumores sobre invasão de Taiwan, reprimendas e elogios à Rússia, elogios e avisos a Washington. É a China, superpotência apesar dela, e que não pode ser entendida só de uma penada.

Vasco Rato

A longa marcha de Xi Jinping

No poder desde 2012, o presidente ficará pelo menos até 2028 e quer cumprir o “Sonho Chinês” de “rejuvenescimento nacional”, e deixou-o claro no 20ª congresso do Partido Comunista Chinês. E isso tem consequências para a segurança internacional.

Débora Calheiros com Ana Bela Ferreira

Avião de Nancy Pelosi aterra em Taiwan

Presidente da Câmara dos Representantes dos EUA fez paragem no território que mantém disputa com a China sobre a sua soberania.

Relatório minoritário

A China e a guerra

A acreditar nos múltiplos sinais, mensagens, manobras, comentários, movimentações e batalhas verbais, Pequim pode entrar em choque com o mundo. Começaria uma nova Guerra Mundial, por causa de Taiwan. Mas será mesmo assim?

Paula Alves Silva

EUA e China: A Guerra Fria tecnológica

A Ocidente e Oriente movem-se as peças no tabuleiro tecnológico. Mas o jogo pela autossuficiência e liderança tecnológica que se jogava lentamente, vê agora as peças moverem-se com rapidez. É uma luta que poderá trazer a estes países mais do que poder económico, poder geopolítico.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana