Sábado – Pense por si

Débora Calheiros Lourenço

Menos países executaram mais 32% de condenados à morte em 2024

Chiara Sangiorgio, especialista em pena de morte da Amnistia Internacional, explicou à SÁBADO as tendências das penas de morte e execuções relatadas em 2024, ano durante o qual o Irão, Iraque e Arábia Saudita foram responsáveis por 91% das execuções globais.

Carlos Torres

Dinamarca: estes vikings não costumam dar problemas

Em 60 anos, os dinamarqueses só causaram dois meios dissabores – as derrotas de 2008 e de 2011 obrigaram à disputa de play-offs, mas Portugal apurou-se. E como será agora, na Liga das Nações, com o primeiro jogo já esta quinta-feira, dia 20?

Luís Francisco

Chegou a hora de investir em criptomoedas?

Com a subida de Donald Trump ao poder, o investimento em criptoativos está (ainda) mais na moda. Os portugueses são fãs e sim, estes ativos podem enriquecê-lo ou levá-lo à falência. São voláteis, desregulados, vulneráveis a fraudes e esquemas. Tenha cuidado.

Susana Lúcio

Ela sobreviveu a várias revoluções

A somali Zaynab Abdi fugiu de três países em busca de paz e pelo caminho perdeu o rasto à irmã. Agora quer mostrar que os refugiados não são apenas vítimas.

Raquel Lito

Vera Kolodzig: “Tinha muito medo da exposição”

A atriz narra A Moura Invisível, a história de uma serva na corte da rainha de Castela. Em 2019, já tinha usado burca para a novela Prisioneira. Desta vez o desafio foi diferente, durante cinco horas interpretou várias vozes para o podcast. Pratica ioga e meditação e além de representar, dedica-se ao seu projeto de desenvolvimento pessoal Kológica.

Alexandre R. Malhado

Os "construtores" de pontes de Costa na Europa

Um é "smooth operator", outro é "eficaz". O perfil da equipa que António Costa montou em Bruxelas é de gerador de consensos. Um olhar ao chefe de gabinete Pedro Lourtie e ao chefe de gabinete adjunto David Oppenheimer.

João Carlos Barradas

Ursula von der Leyen: Políticas para quase todas as cores

Von der Leyen foi clara ao afirmar no discurso sobre as linhas programáticas da sua segunda Comissão que os 27 "enfrentam uma crise habitacional que afeta pessoas de todas as idade e famílias de qualquer dimensão".

Ana Taborda

As férias tudo-incluído já foram assim

Os primeiros hóspedes dormiam em tendas e comiam à sombra de pinheiros. Agora, há mordomos privados, restaurantes temáticos e acrobacias com o Cirque du Soleil.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h