
Quatro portugueses nomeados para a Bola de Ouro e Messi fica de fora
Bernardo Silva, Rafael Leão, Cristiano Ronaldo e João Cancelo nos candidatos.
Bernardo Silva, Rafael Leão, Cristiano Ronaldo e João Cancelo nos candidatos.
Vinicius Júnior, marcador do golo decisivo na final de Paris, foi eleito o melhor jovem da competição.
Lista de 23 candidatos foi elaborada após uma votação aberta aos futebolistas profissionais de todo o mundo, e inclui três guarda-redes, seis defesas, seis médios e oito avançados. Onze será anunciado a 17 de janeiro de 2022.
O polaco foi considerado o melhor jogador de futebol de 2020 e rompeu o ciclo de vitórias entre Messi e Ronaldo, que Luka Modric já tinha conseguido há dois anos. Português faz parte do 11 do ano. Jurgen Klopp foi considerado o Treinador do Ano.
Atletas do clube ingleses juntaram-se aos protestos que reclamam justiça no caso da morte de George Floyd, nos EUA. "Vidas negras importam" foi uma das mensagens deixadas.
Aos 34 anos, o português da Juventus é o jogador mais velho da equipa, para a qual também estavam nomeados Bernardo Silva e Bruno Fernandes. Liverpool domina as escolhas.
Consultora suíça CIES avalia em 100,6 milhões o jogador do Atlético de Madrid, numa lista liderada por Kylian Mbappé.
Hafiz Marikar, representante do Sri Lanka, votou em Alexander-Arnold para Melhor do Mundo. Em 2017 e 2018 escolheu Hazard e Bonucci - que também ficaram longe de ganhar.
O jogador português é candidato ao troféu. Bernardo Silva está também entre os candidatos.
O futebolista internacional português, de 34 anos, é um dos finalistas do prémio de melhor jogador da UEFA da época 2018/19, em conjunto com o argentino Lionel Messi e o holandês Virgil van Dijk.
UEFA anunciou que, ao lado do internacional português, também estão nomeados Lionel Messi, do Barcelona, e Sadio Mané, do Liverpool.
Trent Alexander-Arnold esteve com a Inglaterra no Mundial de 2018, mas disputou apenas um jogo na competição em que a seleção inglesa foi eliminada nas meias-finais pela Croácia (2-1)
O defesa central do Ajax Matthijs De Ligt, de 19 anos, recolheu 224 pontos da parte do júri composto por 35 jornalistas de 20 países.
Futebolista holandês do Ajax sucede Mbappé
Foi titular em 12 dos 15 jogos do Liverpool no campeonato e em quatro dos cinco na Champions