
Victor Hugo Pontes é o novo diretor do Teatro São João
Já é conhecido o nome do novo diretor artístico do Teatro Nacional do Porto: o coreógrafo Victor Hugo Pontes foi o escolhido, em concurso internacional.
Já é conhecido o nome do novo diretor artístico do Teatro Nacional do Porto: o coreógrafo Victor Hugo Pontes foi o escolhido, em concurso internacional.
A programação do Teatro Nacional São João para o pós-verão inclui 31 espetáculos até julho de 2026. Evoca Nélson Rodrigues, Tom Zé, A Garota Não e Manuel António Pina e leva ao Porto Romeo Castellucci e Isabelle Huppert.
"Anna Karenina", Sara Barros Leitão, Sara Inês Gigante e Marina Otero passam, em maio, por palcos de Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Viana do Castelo e Monção.
Ficções sobre a realidade, histórias familiares, comédias, os grandes autores revisitados, mulheres africanas e humor sobre o racismo: 2025 traz tudo isto aos palcos.
Escolhido por unanimidade pelo júri, o encenador e realizador retirou a candidatura que tinha feito, por "inadiáveis e incompatíveis com o exercício das funções" que entretanto surgiram.
A programação do Teatro Nacional São João para os primeiros 7 meses de 2025 foi revelada. Há estreias, reposições e peças que viajam de outras cidades para o Porto.
Francisca Carneiro Fernandes, recém-demitida do CCB, adjudicou ao marido €115.069 em contratos quando era a presidente do Teatro São João. A assinatura dos dois aparece nos contratos. Diz à SÁBADO que não interferiu, que quem decidiu contratar foi a direção artística e que toda a gente no teatro sabia que Nuno Cardoso era o seu marido
O mandato do atual diretor artístico, Nuno Cardoso, termina a 31 de dezembro. Quem quiser apresentar a candidatura, tem até dia 13 de novembro.
Um ciclo sobre Shakespeare, uma peça que adapta um romance de Lobo Antunes sobre o 25 de abril e uma encenação de David Foster Wallace por Patrícia Portela estão entre os destaques da programação.
De humor em Lisboa a um Beer Fest em Cascais, teatro no Porto e música em Guimarães, estas são as sugestões que temos para si neste fim de semana de 15 a 17 de setembro.
A sala do Porto revelou esta 3.ª feira a programação completa para os próximos meses, com produções próprias, estreias fora de portas e encenações de Tchékov, Strindberg e Lobo Antunes, entre outros.
"Esta peça é um disco com lado A e lado B", explica Pedro Mexia em entrevista. "Suécia" é a sua primeira peça de teatro, uma ficção sobre o país que nos anos 70 parecia "ideal". Pode ser vista no Porto a partir de 5.ª feira.
Quando lançámos o projecto Futuro Presente – Revista de Nova Cultura, em 1980, éramos um grupo fascinado pela “ficção especulativa”. E todos os autores dessa área, que conhecíamos de cor e salteado, tinham pelo menos um livro sobre “inteligência artificial”.
É a primeira das duas produções próprias desta temporada do Teatro Nacional de São João, no Porto. Nuno Cardoso leva Arthur Miller e cinema à sala centenária.
A música domina o panorama cultural do fim de semana mas há muito mais a descobrir. Conheça as sugestões para os próximos dias.
O fim de semana é marcado pelo Santo António, mas as propostas não se ficam apenas pelos arraiais populares possíveis. Saiba o que pode fazer e ver este sábado e domingo, no Porto e em Lisboa.