
Jovens deixam de ter de carregar mensalmente o passe Navegante
Apesar de ser gratuito desde 2024, a opção de carregamento mensal "continuou a existir e alguns jovens continuam a carregar o passe mensalmente sem terem necessidade de o fazer".
Apesar de ser gratuito desde 2024, a opção de carregamento mensal "continuou a existir e alguns jovens continuam a carregar o passe mensalmente sem terem necessidade de o fazer".
Há quem passe da secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais para diretor fiscal numa grande empresa privada. E quem vá para uma agência de lóbi. Outros regressam ao lugar de origem, ou vão dar aulas. E há o caso de Vítor Escária e da mulher de Pedro Nuno Santos.
A Câmara de Lisboa possibilitava já a gratuitidade do Navegante municipal para jovens estudantes residentes na capital.
A Carris Metropolitana implementou novas linhas que vão funcionar até 31 de agosto. Vão até à Costa de Caparica, ao Forte da Casa, à Póvoa de Santo Adrião e a Sesimbra.
Atualmente, a circulação na linha Verde e no troço Odivelas - Campo Grande da linha Amarela é feita com apenas três carruagens.
Sistema de numeração mudou e confunde utentes. Motoristas tentam ajudar.
O passe Navegante vai passar a ter um custo de 20 euros até ao final de 2023.
Já não será necessária a deslocação aos espaços de atendimento. Apesar de gratuito, o carregamento do passe deve ser feito.
Manuel Lage, líder da bancada municipal do PS em Lisboa, aponta dedo ao "passa culpas" de Carlos Moedas nas exceções que deixam de fora dos passes gratuitos jovens desempregados e estudantes em cursos profissionais ou politécnicos. E diz que Moedas não cumpriu o que prometeu.
A proposta conjunta do PS, BE, Livre e PAN foi aprovada na Assembleia Municipal, mas não é vinculativa. E o gabinete de Carlos Moedas diz que não tem poderes para mudar os critérios de acesso aos passes gratuitos para estudantes menores de 23 anos.
Os estudantes até aos 23 anos também terão transportes gratuitos a partir de setembro.
Só 31% dos assessores do ministro das Finanças têm formação/currículo na área (com Centeno eram 66%). Há uma razão: Medina está a rodear-se do pessoal que tinha na câmara de Lisboa e que estava em stand by na câmara de Almada (PS)
Os transportes da operadora de origem espanhola Alsa Todi falham horários, os passageiros reclamam e por vezes até recorrem ao Uber. Trabalhadores apontam mais falhas.
"A falta de um número bastante significativo de viaturas novas, a inexatidão nas datas da sua disponibilidade e a adequação dos sistemas de informação necessários à prestação do serviço" são "as razões principais identificadas para que se considere que o serviço não está em condições de ser colocado em prática", justifica a Transportes Metropolitanos de Lisboa, em comunicado.
Tempos de espera de cirurgias a aumentar, autocarros que não chegam, rumores sobre renúncia do papa e o vencedor do concurso O Último a Rir
Erros nos percursos e alterações das condições dos contratos de trabalho, marcaram arranque da nova rede de transportes metropolitanos. Exploradoras das redes dizem que a situação está resolvida, mas sindicatos respondem que a solução é apenas temporária e que podem haver novas paralisações.