Sábado – Pense por si

Ana Taborda

A vida de luxo da última família real portuguesa

Mesmo depois de exilado, D. Manuel II tinha 17 criados e uma casa com um campo de golfe e outro de ténis. O pai, D. Carlos, mandava servir almoços “ligeiros” de 10 pratos e a avó, D. Maria Pia, punha oito homens a carregar um piano a pé por 40 quilómetros.

Miriam Assor

Anita Lasker-Wallfisch, música na salvação

Durante quatro décadas não falou do passado. Mesmo os filhos foram mantidos no escuro do sofrimento. O violoncelo, que aprendera em Berlim, salvou-a da câmara de gás e do crematório.

Proposta C em referendo em São Francisco

Os Estados Unidos, para o melhor e para o pior, são uma democracia muito diferente daquela que temos em Portugal. Um aspeto muito interessante do sistema político americano é a possibilidade de os cidadãos proporem a referendo, através de abaixo-assinados, novos impostos locais.

Eduardo Pitta

Crítica de Livros: Os Prémios

Julio Cortázar, argentino nascido na Bélgica e mais tarde naturalizado francês, rompeu com o modelo clássico da ficção da América Latina

Fernando Madaíl

Cem anos que mudaram o mundo

A SÁBADO vai oferecer durante as próximas semanas cinco livros para entender o século das mais aterradoras guerras - e dos mais extraordinários avanços científicos.

3
Maria Henrique Espada

Como Salazar escondeu 700 mortos nas cheias de 1967

“Há 50 anos, eu lembro-me”, disse Marcelo Rebelo de Sousa. De que se lembra o Presidente? Das cheias de 1967 – a maior catástrofe natural em Portugal continental desde 1755 – e de como o regime da altura a quis minimizar. E conseguiu.

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)