Infeções, como surgem e o que provocam (1)
Os primeiros registos de infeções em seres humanos datam de 7000 a.C., no Egito e na Babilónia.
Os primeiros registos de infeções em seres humanos datam de 7000 a.C., no Egito e na Babilónia.
Excerto do evoluir dos acontecimentos que levaram ao início da ponte aérea de retornados: raptos, mortes, assaltos, condições desumanas, abandono, uma guerra civil iminente e uma certa "degradação moral". O livro está à venda a partir de 3 de setembro.
Mesmo depois de exilado, D. Manuel II tinha 17 criados e uma casa com um campo de golfe e outro de ténis. O pai, D. Carlos, mandava servir almoços “ligeiros” de 10 pratos e a avó, D. Maria Pia, punha oito homens a carregar um piano a pé por 40 quilómetros.
Durante quatro décadas não falou do passado. Mesmo os filhos foram mantidos no escuro do sofrimento. O violoncelo, que aprendera em Berlim, salvou-a da câmara de gás e do crematório.
Usar calamidades como ferramentas políticas é um velho truque da profissão. Olho vivo: a emergência que não pode ser levantada é a da democracia e do escrutínio.
Quase se poderia lembrar da gripe espanhola. Curou doentes com tifo na II Grande Guerra. Agora lamenta não conseguir fazer mais.
Há 75 anos, Anne Frank e a família foram descobertas em Amesterdão e levadas para o campo de concentração onde a menina morreu.
Mario Stefanini morreu esta semana aos 77 anos mas quis deixar uma última mensagem ao mundo, pedindo “golos” a Ronaldo, em vez de flores no seu funeral.
Os Estados Unidos, para o melhor e para o pior, são uma democracia muito diferente daquela que temos em Portugal. Um aspeto muito interessante do sistema político americano é a possibilidade de os cidadãos proporem a referendo, através de abaixo-assinados, novos impostos locais.
Os arquivos japoneses revelam que os prisioneiros da Unidade 731 eram dissecados sem anestesia e que lhes eram retirados os membros e órgãos.
Julio Cortázar, argentino nascido na Bélgica e mais tarde naturalizado francês, rompeu com o modelo clássico da ficção da América Latina
Estima-se que possa existir 1 milhão de ratos em Lisboa. Aos mais pequenos, basta-lhe um buraco de um centímetro para entrar numa casa.
A SÁBADO vai oferecer durante as próximas semanas cinco livros para entender o século das mais aterradoras guerras - e dos mais extraordinários avanços científicos.
Até Abril de 1918, o diplomata encontrou-se com Lenine, protegeu a embaixada portuguesa com as filhas e fugiu “aventurosamente” durante 43 dias.
“Há 50 anos, eu lembro-me”, disse Marcelo Rebelo de Sousa. De que se lembra o Presidente? Das cheias de 1967 – a maior catástrofe natural em Portugal continental desde 1755 – e de como o regime da altura a quis minimizar. E conseguiu
“Há 50 anos, eu lembro-me”, disse Marcelo Rebelo de Sousa. De que se lembra o Presidente? Das cheias de 1967 – a maior catástrofe natural em Portugal continental desde 1755 – e de como o regime da altura a quis minimizar. E conseguiu.