
Presidente ucraniano pede resposta militar contra o "agressor"
"O comandante supremo das Forças Armadas ordenou que sejam infligidas o maior número de baixas ao agressor", indicou o general Zalouzhni
"O comandante supremo das Forças Armadas ordenou que sejam infligidas o maior número de baixas ao agressor", indicou o general Zalouzhni
O Presidente da República é o comandante supremo das Forças Armadas. Mas, em caso de suspeitas de crime, a função passa a ser exercida pela procuradora-geral da República. Legalmente, não é assim, mas é o que o ministro da Defesa pensa.
Marcelo Rebelo de Sousa, chefe de Estado e Comandante Supremo das Forças Armadas lamentou ver o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo envolvido em notícias sobre a substituição do chefe do Estado-Maior da Armada, numa situação que pode parecer "de atropelamento de pessoas ou de instituições".
Tancos alterou as regras do jogo. E o Presidente, desafinando do coro oficial, começou a pedir demasiadas explicações, o que se entende: Marcelo é Comandante Supremo das Forças Armadas e sabe que um crime destes, acima da linha do Equador, costuma determinar o fim de governos
O desfile militar de grandes dimensões, com passagem de caças F-16, começa às 11h00 com a chegada do Presidente da República e do Comandante Supremo das Forças Armadas.
A notícia de que afinal ainda existem armas dos paióis de Tancos desaparecidas fez soar os alarmes. A Presidência da República emitiu uma nota onde reclama um "esclarecimento cabal" do sucedido. PSD e CDS também pedem contas ao ministro da Defesa.
O Presidente da República enalteceu o papel das Forças Armadas numa altura em que o sector da Defesa está sob pressão devido ao roubo de material militar da base de Tancos.
O jornal espanhol cita o Ministério do Interior espanhol, que terá obtido a informação junto do congénere português.
Cerca de duzentos militares juntaram-se ontem em frente ao Palácio de Belém numa "vigília simbólica" de sensibilização do Presidente da República, Cavaco Silva, o comandante Supremo das Forças Armadas.
Várias dezenas de militares estão em "vigília simbólica" em frente ao Palácio de Belém para pedirem a Cavaco Silva, o comandante supremo das Forças Armadas, que não promulgue o Orçamento do Estado para 2012.
O Conselho Supremo das Forças Armadas (CSFA), no poder no Egipto desde a queda do presidente Hosni Mubarak em fevereiro, recusou na noite desta segunda-feira a demissão do governo, referiu a televisão pública egípcia ao citar fonte militar.