
Ruanda confirma estar a receber deportados dos EUA. São já três os países africanos com acordos com Trump
Os sete deportados enviados para o Ruanda juntam-se aos anteriormente recebidos pelo Sudão do Sul e pelo Essuatíni.
Os sete deportados enviados para o Ruanda juntam-se aos anteriormente recebidos pelo Sudão do Sul e pelo Essuatíni.
A guerra civil, a fome e as doenças continuam a agravar-se no país onde grassa a maior crise humanitária do mundo. Não há paz à vista - e mais de 30 milhões a dependerem de ajuda externa para viver.
A Organização Mundial de Saúde já alertou que a desnutrição infantil “está a acelerar a um ritmo catastrófico”, com mais de doze mil crianças identificadas como gravemente desnutridas apenas em julho.
O fotógrafo brasileiro, que retratou a preto e branco o sofrimento humano e a beleza e agonia da natureza, morreu aos 81 anos.
Rivalidades étnicas e tribais já provocaram 150 mil mortos e tornaram “normal” a violação massiva de mulheres, a escravidão sexual e as mutilações.
Papa Francisco voltou também os seus pensamentos para os conflitos internacionais. Pediu o silêncio das armas.
ONU indica que só no ano passado morreram 280 trabalhadores humanitários.
Apesar dos apelos à calma, vigilância e prevenção, é de temer uma vaga alarmista de que as autoridades da China, responsáveis pela ocultação da eclosão da epidemia de coronavírus em Wuhan, em Dezembro 2019, deram os primeiros sinais.
Houve recordes e medalhas (Portugal somou quatro, com Iúri Leitão a ser o primeiro a ganhar duas na mesma edição) – mas também escândalos e curiosidades: do atleta que comprou cocaína aos pedidos de casamento na Aldeia Olímpica.
Esperança média de vida ao nascer, taxa de obesidade, liberdade de imprensa, índice de lista vermelha e gestão sustentável do nitrogénio são algumas metas onde se verifica reversão desde 2015.
Numa altura em que ouvimos falar tanto em liberdade é importante saber o que esta palavra realmente significa no mundo atual.
Nunca houve 365 dias com tanta gente a ir às urnas: 49% da população mundial, mais de 3.700 mi lhões de pessoas, em 64 países – e alguns dos maiores e mais importantes. São 12 meses para um recorde.
O Papa Francisco pediu que a paz "chegue a Israel e à Palestina, onde a guerra abala a vida dessas populações" e acrescentou: "Abraço ambos, em particular as comunidades cristãs de Gaza, a paróquia de Gaza e de toda a Terra Santa".
A deslocação a Portugal para a Jornada Mundial da Juventude é a 42.ª viagem apostólica fora de Itália do Papa, eleito em março de 2013. Papa Francisco só deixará Lisboa no domingo.
Aura Miguel esteve em todos os encontros de jovens, menos no primeiro. Acompanhou três Papas diferentes, pelos cinco continentes, ao longo de 30 anos. A SÁBADO recolheu as maiores peripécias da história do evento que Lisboa está prestes a receber.
Na véspera da segunda cimeira 17 chefes de estado e governo tinham confirmado a participação, em comparação com os 45 que se deslocaram à Rússia há quatro anos. A análise de João Carlos Barradas.