Sábado – Pense por si

Refugiados num estádio no sul do país: a fome e as doenças imperam
Bruno Faria Lopes

Sudão: a catástrofe (quase) ignorada

A guerra civil, a fome e as doenças continuam a agravar-se no país onde grassa a maior crise humanitária do mundo. Não há paz à vista - e mais de 30 milhões a dependerem de ajuda externa para viver.

Pessoas usam panelas para obter ajuda em Gaza, localidade onde foi declarada fome
Débora Calheiros Lourenço

O que significa ter sido declarada fome em Gaza?

A Organização Mundial de Saúde já alertou que a desnutrição infantil “está a acelerar a um ritmo catastrófico”, com mais de doze mil crianças identificadas como gravemente desnutridas apenas em julho.

João Carlos Barradas

Sudão: bem-vindos à guerra esquecida

Rivalidades étnicas e tribais já provocaram 150 mil mortos e tornaram “normal” a violação massiva de mulheres, a escravidão sexual e as mutilações.

Bons costumes

À espera da pandemia

Apesar dos apelos à calma, vigilância e prevenção, é de temer uma vaga alarmista de que as autoridades da China, responsáveis pela ocultação da eclosão da epidemia de coronavírus em Wuhan, em Dezembro 2019, deram os primeiros sinais.

6
Maria Henrique Espada

2024, o ano em que meio planeta vota

Nunca houve 365 dias com tanta gente a ir às urnas: 49% da população mundial, mais de 3.700 mi lhões de pessoas, em 64 países – e alguns dos maiores e mais importantes. São 12 meses para um recorde.

5
Lusa

JMJ. Papa Francisco aterrou em Portugal

A deslocação a Portugal para a Jornada Mundial da Juventude é a 42.ª viagem apostólica fora de Itália do Papa, eleito em março de 2013. Papa Francisco só deixará Lisboa no domingo.

Lucília Galha

Nos bastidores de 13 Jornadas Mundiais da Juventude

Aura Miguel esteve em todos os encontros de jovens, menos no primeiro. Acompanhou três Papas diferentes, pelos cinco continentes, ao longo de 30 anos. A SÁBADO recolheu as maiores peripécias da história do evento que Lisboa está prestes a receber.

João Carlos Barradas

Cimeira Rússia-África. A cartada africana de Putin

Na véspera da segunda cimeira 17 chefes de estado e governo tinham confirmado a participação, em comparação com os 45 que se deslocaram à Rússia há quatro anos. A análise de João Carlos Barradas.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente