
Do motorista ao silêncio da TAP. As revelações de Alexandra Reis no Parlamento
A ex-administradora e ex-secretária de Estado do Tesouro, ouvida pelos deputados, deixou duras críticas a Christine Ourmières-Widener.
A ex-administradora e ex-secretária de Estado do Tesouro, ouvida pelos deputados, deixou duras críticas a Christine Ourmières-Widener.
O futuro presidente da TAP era administrador financeiro da companhia em 2014, quando saiu após perda de confiança da então secretária de Estado do Tesouro. Gestor já dissera à TAP que saíra pelo seu pé e que recebera "apenas o que era devido". Empresa não esclarece qual a figura jurídica usada para a saída do administrador - e quanto lhe pagou.
O ministro das Finanças está no Parlamento para responder às questões da oposição sobre a escolha de Alexandra Reis para secretária de Estado do Tesouro.
Em causa está valor de meio milhão de euros recebido pela ex-secretária de Estado do Tesouro para cessação de funções na empresa de aviação TAP.
Os partidos pretendiam ouvir o ex-ministro das Infraestruturas, o ministro das Finanças, a ex-secretária de Estado do Tesouro, o presidente do Conselho de Administração da TAP, Manuel Beja, e a presidente executiva da TAP, Christine Ourmières-Widener, para explicações sobre o caso da indemnização de Alexandra Reis.
Em causa está valor de meio milhão de euros recebido pela ex-secretária de Estado do Tesouro para cessação de funções na empresa de aviação.
O ex-ministro das Infraestruturas sai do Governo depois de várias polémicas. Não resistiu ao caso da indemnização paga pela TAP à ex-secretária de Estado do Tesouro, Alexandra Reis.
O Ministério das Finanças anunciou que Fernando Medina pediu à Secretária de Estado do Tesouro que apresentasse a demissão.
Secretária de Estado do Tesouro pediu escusa no processo de transferência do último cheque previsto nas injeções de capital da companhia aérea. Ministro das Finanças assinou ele próprio o despacho.
A secretária de Estado do Tesouro garante ainda que “devolveria de imediato” quantia fora do “estrito cumprimento da lei”.
Alexandra Reis, que tomou posse como secretária de Estado do Tesouro na última remodelação do Governo, ingressou na TAP em setembro de 2017 e três anos depois foi nomeada administradora da companhia aérea.
O PSD já criticou o pagamento desta indemnização por parte da TAP, considerando que esta é uma situação "assustadora". Paulo Rios, vice-presidente do partido, afirmou que "nem no Natal os presentes do ministro Pedro Nuno Santos são bons".
Fernando Ulrich sai da administração do BPI Vida e Pensões que passa a ser presidida pela ex-secretária de Estado do Tesouro. Isabel Castelo Branco acumula a presidência da administração com a comissão executiva.
Empresas públicas remetem decisões para a secretária de Estado do Tesouro e Finanças na altura: Maria Luís Albuquerque
Os receios em torno de que um eventual aumento das taxas de juro nos EUA condicionem a recuperação da economia global estão a penalizar as bolsas. A moeda única cai face a um perspectivado reforço dos estímulos à economia europeia pelo BCE.
Maria Luís Albuquerque, que era secretária de Estado do Tesouro, terá pedido à empresa pública para mexer nas contas